Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-29T02:48:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1807-8583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132518pt_BR
dc.description.abstractO artigo identifica, apresenta e problematiza aspectos que perpassam a atividade de design editorial na contemporaneidade, tendo em vista a introdução das tecnologias digitais e em rede, os processos de convergência e a publicação multiplataforma. Os tópicos levantados estão relacionados às pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead). Conclui-se que à medida que o design digital consolida-se e desdobra-se em diferentes camadas, que conhecimentos próprios do campo da informática tornam-se necessários para implementar publicações em plataformas digitais, tem-se o tensionamento de saberes e práticas que conduzem a um redesenho do meio profissional e acadêmico no âmbito da produção editorial, particularmente da atividade de design vinculada ao campo. Este abrange as esferas institucional, editorial e comercial, incidindo sobre a produção e o consumo, alterando práticas de leitura e contratos de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThe article identify, feature and discuss aspects that underlie the editorial design activity in contemporaneity considering the introduction of digital and network technologies, convergence processes and multiplatform publication. It is a theoretical and exploratory approach. The topics raised are related to investigations carried out under the Research Group Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead). It is concluded that as the digital design practice consolidates and breaks down into different layers. As computer field's knowledge becomes necessary to implement publications in digital platforms, there is a tension of knowledge and practices that lead to a redesign of professional and academia under the editorial production, particularly the design activity linked to the field. This covers the institutional, editorial and commercial spheres, affecting production and consumption, changing reading practices and communication contracts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIntexto. Porto Alegre. N. 34 (set./dez. 2015), p. 571-588pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEditorial designen
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectEditorial productionen
dc.subjectConvergenceen
dc.subjectMulti- platformen
dc.subjectReading practicesen
dc.titleDesign editorial e publicação multiplataformapt_BR
dc.title.alternativeEditorial design and multiplatform publication en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982110pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples