Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta didática para abordar o conceito de temperatura a partir de situações, à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud

.

Uma proposta didática para abordar o conceito de temperatura a partir de situações, à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta didática para abordar o conceito de temperatura a partir de situações, à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud
Outro título A didactical proposal to approach the temperature concept based on situations, in the light of Vergnaud's conceptual field theory
Autor Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
Resumo Este trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza situações-problema para introduzir novos conceitos. A proposta foi aplicada numa turma de 32 alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, Brasil, onde se trabalhou o conceito de temperatura. A turma de alunos foi dividida em duplas para que fosse garantida a participação dos mesmos nas discussões a respeito das situações-problema. Durante a implementação da proposta as falas de uma dupla de alunas foram gravadas. Este trabalho faz uma análise das discussões das estudantes à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e mostra que elas parecem acionar diversos esquemas e seus componetes durante o enfrentamento das situações-problema.
Abstract This paper presents an educational proposal that uses problem-situations to introduce new concepts. The proposal was applied in a group od 32 pupils from Liberato Salzano Vieira da Cunha Technical School, in Novo Hamburgo, RS, Brazil, where the concept of temperature was approached. The group of pupils was divided ir pairs so that their participation was guaranteed in the discussions regarding the problem-situations. During the implementation of the proposal the discussions of a pair of pupils were recorded. This paper presents an analysis of theses discussions in the ligth of Vergnaud's conceptual fields theory and shows taht they seem to activate several schemes and his components when facing the problem-situations.
Contido em Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 1, no.1 (jan./abr. 2008), p. 1-21
Assunto Ensino de fisica
Formação de conceito
Métodos de ensino
Teoria dos campos conceituais
Termodinâmica
[en] Conceptual fields
[en] Educational proposal
[en] Temperature
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/132528
Arquivos Descrição Formato
000750232.pdf (200.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.