Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrings, Edi Terezinha de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCaballero Sahelices, María Concesapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2016-01-29T02:48:17Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1982-873Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132528pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza situações-problema para introduzir novos conceitos. A proposta foi aplicada numa turma de 32 alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, Brasil, onde se trabalhou o conceito de temperatura. A turma de alunos foi dividida em duplas para que fosse garantida a participação dos mesmos nas discussões a respeito das situações-problema. Durante a implementação da proposta as falas de uma dupla de alunas foram gravadas. Este trabalho faz uma análise das discussões das estudantes à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e mostra que elas parecem acionar diversos esquemas e seus componetes durante o enfrentamento das situações-problema.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an educational proposal that uses problem-situations to introduce new concepts. The proposal was applied in a group od 32 pupils from Liberato Salzano Vieira da Cunha Technical School, in Novo Hamburgo, RS, Brazil, where the concept of temperature was approached. The group of pupils was divided ir pairs so that their participation was guaranteed in the discussions regarding the problem-situations. During the implementation of the proposal the discussions of a pair of pupils were recorded. This paper presents an analysis of theses discussions in the ligth of Vergnaud's conceptual fields theory and shows taht they seem to activate several schemes and his components when facing the problem-situations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 1, no.1 (jan./abr. 2008), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTemperatureen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEducational proposalen
dc.subjectConceptual fieldsen
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectFormação de conceitopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.titleUma proposta didática para abordar o conceito de temperatura a partir de situações, à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaudpt_BR
dc.title.alternativeA didactical proposal to approach the temperature concept based on situations, in the light of Vergnaud's conceptual field theory en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000750232pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples