Repositório Digital

A- A A+

Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática : aspectos epistemológicos e implicações para o ensino

.

Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática : aspectos epistemológicos e implicações para o ensino

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática : aspectos epistemológicos e implicações para o ensino
Autor Moreira, Marco Antonio
Resumo A modelagem é um componente essencial da construção científica e da construção cognitiva. Tudo é construção. Na ciência construímos conceitos, modelos, teorias. No funcionamento cognitivo, o primeiro passo para dar conta de uma situação nova é construir, na memória de trabalho, um modelo mental dessa situação. Esses modelos quase sempre implicam algum nível de modelagem matemática. Então, a modelagem deveria ser um componente importante do ensino de ciências e matemática. Mas não é assim. A modelagem é, geralmente, ignorada. No ensino de ciências, por exemplo, não se transmite a ideia de ciência como construção humana, e muito menos os conceitos de modelo e modelagem. Este trabalho busca chamar atenção, principalmente de professores de ciências e matemática, sobre a importância da modelagem, e seus aspectos epistemológicos, no ensino. Para isso faz-se uso de um instrumento heurístico, o Vê epistemológico de Gowin.
Abstract Modeling is an essential component of science construction and cognitive construction. Everything is construction. In science we construct concepts, models, theories. In cognition, the first step to handle a new situation is to construct, in the working memory, a mental model of this situation. These models almost always imply some level of mathematical modeling. Thus, modeling should be an important ingredient in science and mathematics education. But it’s not like that. Modeling, usually, is ignored. In science education, for instance, it is not transmitted the idea of science as a human construction, and, much less, the concepts of models and modeling. This paper attempts to call attention, specially of science and mathematics teachers, of the importance of modeling, and its epistemological features, for teaching. In order to do this an heuristic instrument is used, Gowin’s epistemological Vee.
Contido em Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 7, no. 2 (maio/ago. 2014), p. 1-20
Assunto Ensino de ciências
Modelagem computacional
Modelos científicos
Modelos mentais
Vê de Gowin
[en] Computational modeling
[en] Mathematical modeling
[en] Mental models
[en] Science and mathematics education
[en] Scientific model
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/132559
Arquivos Descrição Formato
000983274.pdf (3.357Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.