Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVeiga-Neto, Alfredo José dapt_BR
dc.contributor.authorKlaus, Vivianept_BR
dc.date.accessioned2008-07-03T04:11:40Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13258pt_BR
dc.description.abstractA partir de estudos genealógicos sobre a família e a escola —realizados principalmente por Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría, Philippe Ariès, Jacques Donzelot, Michel Foucault— procuro, nesta Dissertação, descrever e analisar de que formas a família e a escola vêm sendo narradas e fabricadas no tempo e no espaço, marcando alguns pontos de emergência, continuidades e descontinuidades. Colocando em questão o caráter construído de legitimidade e de naturalidade da escola e da família modernas, abordo algumas das condições de possibilidade do surgimento/fabricação da aliança família/escola, procurando entender algumas das relações que foram se construindo a partir deste binômio na educação escolarizada moderna. Tendo mapeado e localizado meu tema de estudo —aliança família/escola—, investigo como esta aliança vem sendo narrada e fabricada atualmente, no Brasil. Para tanto, utilizo como corpus alguns fragmentos dos materiais produzidos na Campanha promovida pelo Governo Federal —Dia Nacional da Família na Escola—, nos anos de 2001 e 2002. Analiso os ditos sobre família, escola e aliança família/escola presentes nestes materiais. Utilizo o conceito foucaultiano de governamentalidade, de modo a perceber como a família, a escola e a aliança família/escola são enredadas em (e enredam) estratégias de governamento, bem como quais são as novas racionalidades e técnicas de governamentalidade que se manifestam nessa campanha. Minha análise se dá também no sentido de demonstrar a produtividade e a positividade desta aliança, pois ao mesmo tempo em que ela é fabricada, ela fabrica, produz, cria novas práticas e novas subjetividades.pt_BR
dc.description.abstractStarting from genealogical studies on family and school —carried out mainly by Julia Varela and Fernando Alvarez-Uría, Philippe Ariès, Jacques Donzelot, Michel Foucault— this thesis is an attempt to describe and analyse the ways in which family and school have been narrated and construed in time and space by highlighting some emerging points, continuities and discontinuities. By putting into question the character of legitimacy and naturalness of modern school and family that has been construed, some possibilities for the birth of a family/school alliance are investigated in an attempt to understand the relationships that were construed from this binomial in modern school education. After the field of study —family/school alliance— has been mapped and delimited, an investigation on how this alliance has been narrated and construed in today’s Brazil is carried out. To do so, a corpus based on some excerpts from materials produced for a campaign of the Brazilian Federal Government —National Family in the School Day— in the years of 2001 and 2002 is used. The statements on family, school and family/school alliance found in these materials are analyzed. Foucault’s concept of governamentality is used to perceive how family, school and the school/family alliance are embedded in (and also encompass the) governance strategies and to identify which new rationalities and governamentality techniques are found in this campaign. This analysis also shows the productive and positive aspects of this alliance because at the same time it is construed, it also construes, produces and creates new practices and subjectivities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFoucaulten
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectFamily-school allianceen
dc.subjectRelação de poderpt_BR
dc.subjectGovernamentalityen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectCampanha Dia Nacional da Família na Escolapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA família na escola : uma aliança produtivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000427963pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples