Repositório Digital

A- A A+

O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis

.

O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantis
Autor Furlani, Jimena
Orientador Louro, Guacira Lopes
Data 2005
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação infantil
Educação sexual
Estudos culturais
Formação
Gênero
Livro paradidático
Professor
Representação
Sexualidade
[en] Cultural studies
[en] Development of educators
[en] Feminist studies
[en] Gender
[en] Gender and sexual representation
[en] Sexual education
[en] Sexuality and education
Resumo Nesta tese, volto-me para a educação sexual dirigida às crianças, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Para tanto, examino duas coleções de livros paradidáticos de educação sexual endereçados à infância. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. O processo analítico dos livros baseou-se no estudo das suas “representações” sexuais e de gênero e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não-autorizadas”, “anormais”. O procedimento desconstrutivo que procurei ensaiar nesta tese poderá servir não apenas como recurso analítico dos artefatos escolares como também poderá sugerir formas de operar na prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino. Foram problematizados temas como: relação sexual, diferentes famílias, anticoncepção, masculinidades e feminilidades, homossexualidade, maternação, abuso sexual, HIV/AIDS, sexo seguro, educação sexual, sujeito infantil. Questionar a maneira como as diferenças e as identidades são representadas, a partir de um artefato pedagógico, e, por extensão, como essas diferenças são representadas na cultura, foi assumido nesta tese como imprescindível em qualquer processo de educação e de formação de educadoras/es e/ou futuras/os pedagogas/os.
Abstract In this thesis I work with sexual education for children with the intention of discussing the production processes of sexual and gender differences. Therefore, I examine two didactical sexual education textbooks addressed to infancy. This investigation was supported by the fields of Cultural Studies and Feminist Studies, articulated with the post-structuralist perspective of analysis. The book´s analytical process was based in the study of its sexual and gender “representations” in an effort to make explicit a way to discuss those representations using a process of “deconstruction”. The way gender and sexuality are represented create meanings that define and constitute not only the subject and normal practices, but also the subject and the “deviating”, “non-authorized”, “abnormal” practices. The deconstructive procedure that I discussed in this thesis can be used not only as a analytical resource of school artifacts but also can suggest ways to operate pedagogical practice in Sexual Education in any educational level. The following themes were discussed: sexual relations, different families, contraception, masculinity and feminality, homosexuality, maternance, sexual abuse, HIV/AIDS, safe sex, sexual education and infantile subject. To question the way the differences and identities are represented based in a pedagogical artifact and, by extension, how those differences are represented in culture was assumed in this thesis as indispensable in any educational process and in the development of educators and/or future pedagogues.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/13259
Arquivos Descrição Formato
000491228.pdf (4.822Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.