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dc.contributor.advisorLouro, Guacira Lopespt_BR
dc.contributor.authorFurlani, Jimenapt_BR
dc.date.accessioned2008-07-03T04:11:40Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13259pt_BR
dc.description.abstractNesta tese, volto-me para a educação sexual dirigida às crianças, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Para tanto, examino duas coleções de livros paradidáticos de educação sexual endereçados à infância. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pós-estruturalista de análise. O processo analítico dos livros baseou-se no estudo das suas “representações” sexuais e de gênero e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não-autorizadas”, “anormais”. O procedimento desconstrutivo que procurei ensaiar nesta tese poderá servir não apenas como recurso analítico dos artefatos escolares como também poderá sugerir formas de operar na prática pedagógica da Educação Sexual, em qualquer nível de ensino. Foram problematizados temas como: relação sexual, diferentes famílias, anticoncepção, masculinidades e feminilidades, homossexualidade, maternação, abuso sexual, HIV/AIDS, sexo seguro, educação sexual, sujeito infantil. Questionar a maneira como as diferenças e as identidades são representadas, a partir de um artefato pedagógico, e, por extensão, como essas diferenças são representadas na cultura, foi assumido nesta tese como imprescindível em qualquer processo de educação e de formação de educadoras/es e/ou futuras/os pedagogas/os.pt_BR
dc.description.abstractIn this thesis I work with sexual education for children with the intention of discussing the production processes of sexual and gender differences. Therefore, I examine two didactical sexual education textbooks addressed to infancy. This investigation was supported by the fields of Cultural Studies and Feminist Studies, articulated with the post-structuralist perspective of analysis. The book´s analytical process was based in the study of its sexual and gender “representations” in an effort to make explicit a way to discuss those representations using a process of “deconstruction”. The way gender and sexuality are represented create meanings that define and constitute not only the subject and normal practices, but also the subject and the “deviating”, “non-authorized”, “abnormal” practices. The deconstructive procedure that I discussed in this thesis can be used not only as a analytical resource of school artifacts but also can suggest ways to operate pedagogical practice in Sexual Education in any educational level. The following themes were discussed: sexual relations, different families, contraception, masculinity and feminality, homosexuality, maternance, sexual abuse, HIV/AIDS, safe sex, sexual education and infantile subject. To question the way the differences and identities are represented based in a pedagogical artifact and, by extension, how those differences are represented in culture was assumed in this thesis as indispensable in any educational process and in the development of educators and/or future pedagogues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexual educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminist studiesen
dc.subjectLivro paradidáticopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectGender and sexual representationen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexuality and educationen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectDevelopment of educatorsen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.titleO bicho vai pegar! : um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir de livros paradidáticos infantispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000491228pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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