Repositório Digital

A- A A+

As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física

.

As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As equações matemáticas no ensino de Física : uma análise de conteúdos em livros didáticos de Física
Autor Anjos, Antonio Jorge Sena dos
Greca, Ileana María
Moreira, Marco Antonio
Resumo Neste trabalho se apresenta os resultados da análise dos conteúdos de livros didáticos de Física para o Ensino Médio, na qual se buscou conhecer o tratamento dispensado às equações matemáticas. Com esta finalidade, foram analisadas as obras de Física avaliadas e recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud constituíram os principais referenciais deste estudo. Com base na análise das evidências encontradas, se pode concluir que a maneira como são tratadas as equações matemáticas nos textos didáticos, pode se constituir em obstáculo pedagógico para o aprendizado significativo dos saberes físicos, uma vez que essas equações são de fundamental importância para o ensino da Física.
Abstract This paper presents the findings of an analysis of physics textbooks contents, especially those recommended by the Brazilian National Textbook Program for secondary education, in which an attempt was made to identify how those textbooks deal with the role of mathematics equations in physics. Ausubel’s meaningful learning theory and Vergnaud’s conceptual fields theory were the main theoretical framework under which the study was carried out. Research findings suggest that the way the equations are dealt in the physics textbooks might work as a pedagogical obstacle to the meaningful learning of the physics knowledge since the equations are extremely important in the teaching of physics.
Contido em Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 14, no. 3 (2015), p. 312-325
Assunto Aprendizagem significativa
Ensino de física : Ensino médio
Livros didaticos
[en] Mathematical equations
[en] Meaningful learning.
[en] Physics teaching
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/132605
Arquivos Descrição Formato
000983209.pdf (102.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.