Repositório Digital

A- A A+

Hora do conto na biblioteca escolar

.

Hora do conto na biblioteca escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Hora do conto na biblioteca escolar
Autor Sallaberry, Bárbara Rocha Bittencourt
Flores, Helen Rose Flores de
Resumo O presente trabalho apresenta o ambiente escolar das bibliotecas, definindo-as como unidades de informação especializadas em suprir as necessidades informacionais dos conteúdos ministrados em sala de aula e proporcionar literatura para lazer. Verifica a necessidade da parceria bibliotecários/professores para a formação de leitores. Descreve um panorama da leitura e literatura infantil no Brasil, no qual cita Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes entre outros. Em relação a hora do conto, destaca recursos para enriquecer o momento, entre eles a dramatização, a tela acrílica, o flanelógrafo, os varais e o teatro de sombras. Determina como metodologia a utilização de questionários aplicados a escolas particulares de Porto Alegre com, no mínimo, ensino fundamental completo, tendo como responsáveis pela biblioteca profissionais bibliotecários. Os resultados comprovam a atuação satisfatória em todas as instituições, com adequada periodicidade das turmas e grande envolvimento dos profissionais e funcionários na hora do conto.
Resumen Este artículo presenta el entorno escolar de las bibliotecas, definiéndo los como unidades de información especializadas en el cumplimiento de las necesidades de información de los contenidos que se imparten en el aula y proporcionar la literatura para el placer. Demuenstra la necesidad de asociación bibliotecarios/profesores para la formación de lectores. Describe una visión general de la lectura y la literatura infantil en Brasil, que cita conocidos autores Monteiro Lobato, Erico Verissimo, Vinicius de Moraes. En cuanto a la narrativa, destaca los recursos para enriquecer el tiempo, incluyendo la dramatización, tejido acrílico, franela, los tendederos y el teatro de sombras. Metodología determina cómo el uso de cuestionarios dados a las escuelas privadas de Porto Alegre con la escuela primaria al menos terminado, y que responsable de la biblioteca sea profesional de los bibliotecarios. Los resultados muestran un desempeño satisfactorio en todas las instituciones, con la frecuencia apropiada de las clases y una gran implicación de los profesionales y empleados en la narración.
Abstract This paper presents the school environment of libraries, defining them as specialized information units in meeting the information needs of the contents taught in the classroom and provide literature for pleasure. Verifies the need for partnership librarians / teachers for the formation of readers. Describes an overview of reading and children's literature in Brazil, which cites Monteiro Lobato, Erico Verissimo, Vinicius de Moraes and others. Regarding storytelling, highlights resources to enrich the time, including the dramatization, acrylic fabric, flannel, the poles and the shadow theater. Methodology determines how the use of questionnaires given to private schools of Porto Alegre with at least completed elementary school, and to be responsible for professional librarians library. The results show satisfactory performance in all institutions, with appropriate frequency of classes and great involvement of professionals and employees in storytelling.
Contido em Atlante : Cuadernos de Educación y Desarrollo. San Luis Potosí : Universidad Autónoma de San Luis Potosí. (nov. 2015), p. [1-19]
Assunto Biblioteca escolar
Hora do conto
[en] Children's literature
[en] Reading
[en] School library
[en] Tale hour
[es] Biblioteca de la escuela
[es] Hora del cuento
[es] La literatura infantil
[es] Leyendo
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/132606
Arquivos Descrição Formato
000984066.pdf (489.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.