Análise do efeito do histórico de altas temperaturas de frenagem (FADE) sobre o atrito medido em pastilhas de freio
dc.contributor.advisor | Neis, Patric Daniel | pt_BR |
dc.contributor.author | Zart, Bruno Christiano Correa Ruiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-02-04T02:04:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/132632 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo verificar se as alterações provocadas pelas altas temperaturas (efeito de fade) no desempenho tribológico do material (atrito e desgaste) afetam o volume total de uma pastilha de freio veicular ou apenas uma camada superficial (área atritada). Para isto, foram realizadas etapas compostas por uma série de frenagens com o intuito de comparar os coeficientes de atrito das etapas ocorridas após o efeito de fade com a etapa de assentamento (comportamento do material virgem). Estas frenagens foram realizadas no tribômetro do Laboratório de Tribologia (LATRIB) da UFRGS utilizando pastilhas de dois materiais semi-metálicos (SM) diferentes. Foram utilizados dois métodos para verificar a influência do efeito de fade sobre o atrito do material: análise gráfica e análise estatística ANOVA. Ambos os métodos mostraram resultados semelhantes. Verificou-se uma recuperação de cerca de 100% do atrito inicial para um material SM após o desgaste e remoção de uma fina camada, enquanto que para o segundo material SM a recuperação foi de 96%. Diante disso, existe a possibilidade que o efeito de fade seja dependente do material de fricção utilizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to verify if the changes caused by high temperatures (fade) on material’s tribological performance (friction and wear) affect the total volume of vehicular brake pads or just a thin surface layer of the rubbed area. Therefore, steps composed of a series of braking were performed in order to compare the friction coefficient that occur after the fade to the bedding-in (virgin material behavior). These brakings were performed on the tribometer of the Laboratory of Tribology of UFRGS, using two different semi-metalic (SM) brake pads. Two methods were employed to check the influence of the fade in friction material: graphical analysis and analysis of variance (ANOVA). Both methods showed similar results. It was found a recovery of nearly 100% for the first SM material after removal (wear and machining) of material from the sample’s surface, while for the second SM material recovery was of 96%, according to ANOVA. Thus, it was proved that the fade is material-dependent. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Brake pad | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Fade | en |
dc.subject | Friction | en |
dc.subject | Recovery | en |
dc.title | Análise do efeito do histórico de altas temperaturas de frenagem (FADE) sobre o atrito medido em pastilhas de freio | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the effect of high temperature brakings (fade) on friction obtained in brake pads | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984046 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5670)