Repositório Digital

A- A A+

A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC

.

A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
Autor Bitencourt, Jossiane Boyen
Orientador Behar, Patrícia Alejandra
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Epistemologia genética
Rede Cooperativa de Aprendizagem.
[en] Collective text editor
[en] Genetics epistemology
[en] Jean
[en] Learning cooperative network
[en] Learning environment
[en] Piaget
[en] Virtual environment
Resumo Esta dissertação trata de um estudo sobre as ações dos sujeitos para a constituição da coletividade em um Ambiente Virtual de Escrita Coletiva. Como recurso foi utilizado o Editor de Texto Coletivo - o ETC, desenvolvido pelo NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) que serviu de base para a coleta e análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de disciplinas da área de informática na educação. Como fundamentação teórica utilizou-se a Epistemologia Genética de Jean Piaget que serviu como referencial para o desenvolvimento deste estudo. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas individuais e em grupo, buscando a fala do aluno. Também foram realizadas observações no ETC e analisadas a escrita e a ação dos sujeitos, no decorrer do processo de trabalho. Os resultados de tais observações foram capturados nos registros dos textos, comentários e no histórico do editor. Além disso, foi utilizado como complemento o Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA, através de extratos retirados das ferramentas fórum, diário, bate-papos e webfólio. As conclusões indicam um mapeamento das ações dos sujeitos para a constituição da coletividade na Web, a partir do conhecimento e da organização do grupo apoiada na identificação dos conflitos sócio-cognitivos, coordenação de ações/idéias e a construção de uma escala comum de valores entre os participantes. Entretanto foi necessário criar estratégias pedagógicas de utilização do ETC que propiciassem a interação entre os participantes, bem como verificar quais ferramentas potencializam a constituição da coletividade na Web.
Abstract This dissertation deals with the subject’s actions to derive a collective writing virtual environment. The Editor de Texto Coletivo [Collective Text Editor, ETC] was used as main resource – ETC, developed by NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) [Digital Technology Nucleolus of the School of Education of UFRGS [Federal University of Rio Grande do Sul] was used to collect and analyze data. Subjects were undergraduate and graduate students of the schools of Information Technology and Education. The background theory employed in this study is the Genetic Epistemology by Jean Piaget. Data were collected by structured and semi-structured interviews in order to get the student´s speech. ETC was also used to analyze the subjects’ writings and actions during the workshop. Results of these observations were stored from the texts, comments, and the editor’s records. Also ROODA [Virtual Learning Environment] was used as a tool for the forum summaries, chats, and the web foils. Conclusions indicate a mapping of the subjects’ actions to build a web community starting with the knowledge the group’s organization, its socio-cognitive conflicts, the group’s actions and ideas, as well as the group building of a common values scale. However, the use of pedagogical tools and the use of ETC were key allow the participant’s interaction and to detect the tools that enhance web community establishment.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13265
Arquivos Descrição Formato
000642174.pdf (6.360Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.