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A democratização da comunicação social no Brasil e a gestão da comunicação pública no município de Porto Alegre

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A democratização da comunicação social no Brasil e a gestão da comunicação pública no município de Porto Alegre

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Título A democratização da comunicação social no Brasil e a gestão da comunicação pública no município de Porto Alegre
Autor Becco, Rita de Cássia da Silva
Orientador Cortimiglia, Marcelo Nogueira
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto Comunicacao social
Gestão pública
[en] Citizenship
[en] Democracy
[en] Public administration
[en] Social communication
Resumo O trabalho apresenta uma análise da relação entre as questões de democratização da comunicação social no Brasil e a gestão da comunicação pública municipal, tendo como referência o gerenciamento da comunicação no município de Porto Alegre. Dentre os objetivos estão identificar e analisar a contribuição da gestão da comunicação pública local no processo de democratização da comunicação social. Para tanto, contextualiza conflitos e conceitos em torno dos temas e descreve o exercício da comunicação pública na esfera local, tendo como enfoque a atividade de publicidade. Além disso, descreve estrutura, estratégias e orçamento do Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre, analisa suas despesas em publicidade e aponta possibilidades de melhorias relacionando-as com o processo de democratização da comunicação social. Após analise dos dados disponíveis, conclui-se que os temas são complementares e apresentam pontos de convergência e interdependência, cuja compreensão pode levar a alternativas para construção de consensos em uma agenda pública pautada por conflitos.
Abstract This work presents an analysis of the relationship between democratization issues of social communication in Brazil and the management of public communication, having by reference the communication management in the city of Porto Alegre. Among the main objectives are the identification and analysis of the management of local public communication contribution in the process of democratization of the media. In this sense, conflicts and concepts are contextualized around the themes, describing the exercise of public communication at the local level, with focus on advertising activity. In addition, the structure, strategies and budget of the local Government Communication Office at Porto Alegre city hall, are described by analyzing its expenses on advertising and by pointing possibilities of improvements, relating them to the process of democratization of the media. After reviewing the available data, it appears that the themes are complementary and have points of convergence and interdependence, whose understanding can lead to alternatives that lead to consensus building on a public agenda marked by conflicts.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132700
Arquivos Descrição Formato
000980859.pdf (746.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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