Repositório Digital

A- A A+

Análise das forças aerodinâmicas sobre um veículo de competição empregando CFD

.

Análise das forças aerodinâmicas sobre um veículo de competição empregando CFD

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise das forças aerodinâmicas sobre um veículo de competição empregando CFD
Outro título CFD analysis of aerodynamic forces in a race car
Autor Duarte, Flávio Luçardo
Orientador Petry, Adriane Prisco
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Aerodynamics
[en] CFD
[en] Race car modeling
Resumo Sendo as competições automobilísticas uma fonte para tecnologias que serão aplicadas a veículos comerciais, o desenvolvimento de uma metodologia de análise aerodinâmica orientada a este mercado justifica-se. O trabalho trata da análise aerodinâmica completa de um veículo de competição, o qual conta com validação numérica da solução do problema. Foi feita tambem utilização de uma técnica numérica de avaliação da qualidade dos resultados chamada índice de convergência de malha (GCI), a qual se justifica quando não se possui o modelo que está sendo analisado para fazer uma validação por dados experimentais. Os resultados dos coeficientes aerodinâmicos encontrados(Cl=-1,26 e Cd=0,45) foram, conforme esperado, inferiores aos típicos para este tipo de veículo devido a sua geometria conservadora. Os valores obtidos para o GCI são compativeis com a literatura.
Abstract Being the motor racing a source for technologies that will be applied to commercial vehicles, the development of a methodology for aerodynamic analysis oriented to this market is justified. The paper treats the complete aerodynamic analysis of a competition vehicle, which has numerical validation of the solution. It was also made use of a numerical technique for evaluating the quality of the results called grid convergence index (GCI), which is justified when you do not have the model being analyzed to make a validation by experimental data. The results of aerodynamic coefficients found (CI = -1.26 and Cd = 0.45) were, as expected, lower than typical for this kind of vehicle because of their conservative geometry. The values obtained for the GCI are compatible with the literature.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132714
Arquivos Descrição Formato
000984124.pdf (1.708Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.