Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPetry, Adriane Priscopt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Flávio Luçardopt_BR
dc.date.accessioned2016-02-05T02:04:11Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132714pt_BR
dc.description.abstractSendo as competições automobilísticas uma fonte para tecnologias que serão aplicadas a veículos comerciais, o desenvolvimento de uma metodologia de análise aerodinâmica orientada a este mercado justifica-se. O trabalho trata da análise aerodinâmica completa de um veículo de competição, o qual conta com validação numérica da solução do problema. Foi feita tambem utilização de uma técnica numérica de avaliação da qualidade dos resultados chamada índice de convergência de malha (GCI), a qual se justifica quando não se possui o modelo que está sendo analisado para fazer uma validação por dados experimentais. Os resultados dos coeficientes aerodinâmicos encontrados(Cl=-1,26 e Cd=0,45) foram, conforme esperado, inferiores aos típicos para este tipo de veículo devido a sua geometria conservadora. Os valores obtidos para o GCI são compativeis com a literatura.pt_BR
dc.description.abstractBeing the motor racing a source for technologies that will be applied to commercial vehicles, the development of a methodology for aerodynamic analysis oriented to this market is justified. The paper treats the complete aerodynamic analysis of a competition vehicle, which has numerical validation of the solution. It was also made use of a numerical technique for evaluating the quality of the results called grid convergence index (GCI), which is justified when you do not have the model being analyzed to make a validation by experimental data. The results of aerodynamic coefficients found (CI = -1.26 and Cd = 0.45) were, as expected, lower than typical for this kind of vehicle because of their conservative geometry. The values obtained for the GCI are compatible with the literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAerodynamicsen
dc.subjectCFDen
dc.subjectRace car modelingen
dc.titleAnálise das forças aerodinâmicas sobre um veículo de competição empregando CFDpt_BR
dc.title.alternativeCFD analysis of aerodynamic forces in a race car en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984124pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples