Repositório Digital

A- A A+

Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos

.

Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Impacto do Curso Técnico em Guia de Turismo na qualificação na perspectiva dos egressos
Autor Velasque, Dalva Aparecida Boeira
Orientador Baldi, Mariana
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto Egressos
Estudantes : Perfil
Resumo A qualificação profissional encontra-se em evidência, considerando-se a competitividade no mundo do trabalho. Houve uma transformação do papel da educação com a inserção das tecnologias de informação e a educação a distância conquistou espaço junto a Instituições de Ensino e percebeu-se o aumento da oferta de cursos técnicos de qualificação profissional. Em 2007, o Governo Federal criou polos de ensino técnico a distância, Polos e-Tec Brasil, para oferta gratuita de cursos técnicos. Constatar o impacto de um curso técnico a distância na vida profissional do egresso e no município constituem-se no objetivo do presente trabalho. Abordou-se o Curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja, no Polo e-Tec São Borja. O trabalho contemplou três objetivos específicos: verificar o perfil do estudante ingressante, as influências do curso técnico em sua qualificação profissional e a contribuição do curso para o município na visão do egresso. O procedimento para coleta dos dados ocorreu com uma pesquisa documental no polo presencial e com a aplicação de uma entrevista, enviada por e-mail aos egressos, composta por vinte e três questões. Verificou-se que houve influência positiva do curso técnico na qualificação profissional, e também que o curso contribuiu para o desenvolvimento do município. Várias foram as vantagens da oferta do curso para o município e para a Região das Missões. Justifica-se a necessidade do curso pelo potencial turístico do município em relação a seu passado histórico, o Primeiro dos Sete Povos das Missões, e berço de dois presidentes brasileiros.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132715
Arquivos Descrição Formato
000983979.pdf (497.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.