Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorCzerwinski, Gabriela Petró Vallipt_BR
dc.contributor.authorBonmann, Débora Marie da Silvapt_BR
dc.contributor.authorDurlo, Jamile Araujopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Karema da Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-02-19T02:05:08Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1414-8536pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132771pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino presencial. Teve abordagem quantitativa do tipo exploratória-descritiva realizada com 60 estudantes da disciplina na modalidade presencial e 53 a distância de universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu em 2012 e 2013 por questionário e dados do ambiente virtual, analisados pela estatística descritiva (nível de significância de 5%). Os estudantes das turmas a distância apresentaram maior proporção de profissionalização, comparados com as turmas presenciais (p=0,007). A comunicação por correio eletrônico foi predominante com o envio de 266 mensagens solicitando esclarecimentos sobre exercícios. Conclui-se que existem similaridade snas avaliações das turmas nas duas modalidades de ensino, sendo que a modalidade a distância é uma alternativa aos estudantes trabalhadores.pt_BR
dc.description.abstractThe study aimed to analyze the development of the ‘Nursing and Research’ course in the distance mode of the Undergraduate Course in Nursing, characterizing the similarities and the differences in relation to the on-site teaching. It had a quantitative approach of the exploratory descriptive type, and was undertaken with 60 students of the on-site course and 53 of the distance learning course at a public university in the state of Río Grande do Sul. Data collection took place in 2012 and 2013, through a questionnaire and data from the virtual environment, analyzed using descriptive statistics (level of significance of 5%). The students from the distance learning groups presented a higher proportion of professionalization in comparison with the on-site groups (p=0.007). Communication using email was predominant, with 266 messages sent requesting clarification regarding exercises. It is concluded that there is similarity in the groups’ evaluations of the two modes of teaching, with the distance mode being an alternative for students who work.en
dc.description.abstractLa finalidad del estudio fue analizar el desarrollo de la asignatura ‘Enfermería y Investigación’ en la modalidad a distancia en Curso de Graduación en Enfermería, caracterizando las semejanzas y las diferencias acerca de la enseñanza presencial. El abordaje fue cuantitativo del tipo exploratorio descriptivo realizado con 60 estudiantes de la asignatura en la modalidad presencial y 53 a distancia de universidad pública en el estado de Rio Grande do Sul. Los datos fueron recogidos en 2012 y 2013 por cuestionario y datos del ambiente virtual, analizados por la estadística descriptiva (nível de significancia de 5%). Los estudiantes de las clases a distancia presentaron mayor proporción de profesionalización, comparados con las clases presenciales (p=0,007). La comunicación por correo electrónico fue predominante con el envío de 266 mensajes solicitando aclaramientos sobre actividades. Se concluye que hay semejanza en las evaluaciones de las clases en las dos modalidades de enseñanza, siendo la modalidad a distancia una alternativa a los estudiantes trabajadores.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCogitare enfermagem. Curitiba. Vol. 20, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 401-407pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation Nursingen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subjectEducation Distanceen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectEducación a distanciaes
dc.subjectEstudiantes de enfermeríaes
dc.subjectInternetes
dc.subjectTecnología educacionales
dc.titleAvaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeCourse assessment in the distance mode by undergraduate students of nursing en
dc.title.alternativeEvaluación de asignatura en la modalidad a distancia por estudiantes de graduación en enfermaría es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000981745pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples