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dc.contributor.advisorWortmann, Maria Lúcia Castagnapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Mairapt_BR
dc.date.accessioned2008-07-03T04:11:50Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13278pt_BR
dc.description.abstractNesta tese de doutorado, examino algumas produções culturais que me permitiram acompanhar processos ligados à produção dos conhecimentos escolares em Ciências/Química. Para tanto, examinei documentos oficiais de ensino brasileiros – os PCNs, alguns livros didáticos de Química e uma revista de divulgação científica – a Revista Superinteressante. A pesquisa foi desenvolvida sob inspiração dos Estudos Culturais, utilizando aportes teóricos de Stuart Hall, que busquei conectar ao pensamento de Michel Foucault e Thomas Popkewitz para realizar as análises discursivas procedidas. Tais análises permitiram indicar entrelaçamentos entre os enunciados que compõem os diferentes discursos colocados em circulação por tais produções e indicar que temas como saúde, meio ambiente, desenvolvimento tecnológico e consumo passaram a constituir a “pauta” tanto da revista examinada, quanto dos livros didáticos e dos PCNs, o que, de certo modo, legitima e escolariza esses temas, no caso estudado na área de Ciências/Química, na Educação Básica. A inserção de novos temas/conteúdos indica haver uma ruptura em relação ao que anteriormente era considerado como conteúdos escolares pertinentes ao ensino de Ciências/Química. No tratamento do tema saúde, por exemplo,os textos passaram a ocupar-se com a indicação de formas para viver mais e com mais saúde, com melhor aparência, com cuidados para a manutenção da agilidade e juventude, o que implica viver uma “democrática” ditadura de fazer escolhas responsáveis para os cuidados com o corpo, ou seja, nessas produções culturais o discurso do cuidado com a saúde encontra-se associado à vontade de mudanças de atitude dos sujeitos frente aos seus hábitos de vida. Em relação ao modo de focalizar o tema meio ambiente, os enunciados ressaltam a importância da incorporação de práticas cotidianas aos conteúdos escolares, sendo isso considerado requisito para o desenvolvimento da cidadania que, por sua vez, seria promovida na relação dos sujeitos com o meio ambiente.pt_BR
dc.description.abstractIn this PHD thesis, I examined some cultural production which allowed me to follow activities linked to Science/Chemistry school knowledge production. For that, I examined Brazilian teaching official documents, the National Curricular Parameters, some Chemistry didactic books and a scientific publication magazine (Superinteressante Magazine). The research was developed under inspiration of Cultural Studies, using theoretical support by Stuart Hall, which I tried to connect to Michel Foucault’s and Thomas Popkewitz’s thoughts to carry out discursive analysis. The analysis show the interconnections between the enunciates that are part of different speeches published in these production and indicate that themes such as health, environment, technological development and consume started to constitute the agenda, in the referred magazine, in the didactic books and in the National Curricular Parameters. This subjects legitimate and submit these themes to school teaching in the Science/Chemistry area in Basic Education. The insertion of new themes/contents indicates that there is a rupture regarding what was formally considered pertinent school contents to the teaching of Science/Chemistry. Regarding health, for example, the texts started to worry about living longer, healthier, having a better look, carrying about being agile and young, which implies living in a “democratic” dictatorship of making responsible choices regarding body care, in other words, in these cultural aspects the speech related to health care is associated to will changes of attitude in the people’s ways of living. About the environment theme, the texts highlight the importance of adding daily practices to the school contents, which is considered a prerequisite for the citizenship development to promote the relationship between the people and the environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectChemistryen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSecondary schoolen
dc.subjectScienceen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispt_BR
dc.subjectSchool programen
dc.subjectNational curricular parametersen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDidatic booken
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectScientific publicationen
dc.subjectPedagogical pressen
dc.subjectSuperinteressante magazineen
dc.subjectHallen
dc.subjectStuarten
dc.subjectFoucaulten
dc.subjectMichelen
dc.subjectPopkewitzen
dc.subjectThomas S.en
dc.titleA revista superinteressante, os livros didáticos de química e os parâmetros curriculares nacionais instituindo "novos" conteúdos escolares em ciências/químicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000642639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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