Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Rosa Maria Castilhospt_BR
dc.contributor.authorCoser, Elise Maria Di Domenicopt_BR
dc.date.accessioned2016-02-24T02:04:44Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132814pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação versa sobre a construção de um espaço digital de memória bibliográfica do Serviço Social junto à Biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há séculos, o homem tem na instituição biblioteca um lugar destinado ao armazenamento, organização, disseminação e preservação da informação registrada. Dessa forma, parte-se do reconhecimento da biblioteca como sendo um espaço de memória, que se utiliza cada vez mais dos aportes tecnológicos para a democratização do conhecimento, sendo este o lócus do exercício da profissão da pesquisadora. A investigação se justifica pela ausência de registros digitais da memória do Serviço Social, no que diz respeito ao aspecto bibliográfico na UFRGS. Como categorias teóricas contemplam-se a memória social e a biblioteca como espaço de memória. A pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa se utiliza da pesquisa documental, a partir do banco de dados (SABI), onde se analisa o acervo existente na Biblioteca no período de 2009 a 2012, o qual corresponde ao momento histórico de implementação do curso na Instituição. Na pesquisa documental, identificou-se 356 títulos de livros e 41 títulos de periódicos. Como procedimento e tratamento das informações obtidas da análise dos dados contidos nos livros e periódicos identificados, utilizam-se o método de análise de conteúdo e o tratamento estatístico através da distribuição de frequência. Como produto final dessa investigação tem-se a implementação do blog intitulado Memorial Bibliográfico do Serviço Social como espaço digital de memória bibliográfica.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation discusses the construction of a digital environment for bibliographical memory of social work at the Institute of Psychology, Federal University of Rio Grande do Sul. For many centuries, the library has been considered as the designated place to store, organize, disseminate and preserve registered information. This way, the library is recognized to be a space for memory, which utilizes technology towards the democratization of knowledge, which is also where the dissertation’s researcher works. This study is justified due to the lack of digital data on Social Work memory, concerning the bibliographical aspect at UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul). As theoretical categories, social memory and the library are considered as memory environments. This quantitative and qualitative research utilizes documental research from the university’s data base (Sabi), analyzing the existing library collection from 2009 to 2012, which is when the Social Work course was established at the university. During this documental research, 356 book titles and 41 journals were identified. To analize the obtained data from the identified books and journals, it was utilized the content analysis and statistical treatment through frequency distribution. A blog was created at the end of this investigation, which was entitled: The Bibliographical Memory of Social Work as a digital environment for bibliographical memory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial memoryen
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectSocial worken
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLibrary as a memory environmenten
dc.subjectBlogpt_BR
dc.titleMemória bibliográfica do Serviço Socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMeirelles, Mauropt_BR
dc.identifier.nrb000985605pt_BR
dc.degree.grantorCentro Universitário La Sallept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturaispt_BR
dc.degree.localCanoas, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples