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Programa de educação pelo trabalho : trabalho educativo, tecnologias de governo e economias morais

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Programa de educação pelo trabalho : trabalho educativo, tecnologias de governo e economias morais

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Título Programa de educação pelo trabalho : trabalho educativo, tecnologias de governo e economias morais
Autor Azambuja, Rodrigo Pereira Marques de
Orientador Schuch, Patrice
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Adolescente : Política social : Brasil
Antropologia moral
Educação social
Etnografia
Medida socioeducativa
Resumo Este trabalho consiste num estudo etnográfico acerca do Programa de Educação (PET) pelo Trabalho, realizado no Tribunal Regional Federal (TRF4) da 4ª Região. A pesquisa teve o foco na relação de trabalho dos supervisores dos estagiários PET com esses adolescentes, oriundos do sistema socioeducativo. Priorizou-se a ótica dos supervisores nas relações estabelecidas no ensino das práticas de trabalho e moral profissional. Trabalhou-se, portanto, com os conceitos relativos a uma Economia Moral, identificadas nas Tecnologias de Governo e nos discursos presentes em campo. O referencial teórico utilizado, Fassin (2014), privilegiou uma discussão antropológica fundada na moral e na ética presente em uma etnografia pública, ou seja, um trabalho que serve com uma postura crítica em sua análise e na utilidade pública do seu produto. Por último, também se utilizou de uma antropologia colaborativa para apesentar as reflexões de campo, em conjunto com duas das pesquisadoras referenciadas teoricamente. Duarte (2014) e Segabinazzi (2012) são, ao mesmo tempo que pesquisadoras, servidoras que trabalham com o PET no TRF4.
Abstract This paper consists of an ethnographic study of the Education through Work Program (Programa de Educação pelo Trabalho) carried out at the Federal Regional Court - 4th Region (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). The research focused on the work relation between the supervisors of PET interns with teens participants of this program. It prioritized the perspective of the supervisors in the bond established in the teaching of work practice and professional morals. The theoretical approach, therefore, is related to the Moral Economy, identified in the Government Technologies and in the discourse encountered in practice as well as Fassin (2014), that carried out an anthropological discussion founded on morals and ethics present in a public ethnography, i.e., a work that functions as a critique due to its analysis and its public usefulness. At last, it was also used a collaborative anthropology to present the resulting reflections of a study wth two researchers that are mentioned in the references. Duarte (2004) and Seganbinazzi (2012) are researchers and work with PET at TRF4.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132823
Arquivos Descrição Formato
000983860.pdf (1.713Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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