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dc.contributor.advisorRodeghero, Carla Simonept_BR
dc.contributor.authorLaux, Paola Nataliapt_BR
dc.date.accessioned2016-02-24T02:04:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132838pt_BR
dc.description.abstractA Educação figurou como peça chave para os interesses da ditadura civil-militar brasileira, por isso, foi alvo de diversas mudanças autoritárias e conservadoras. Dentre as alterações sofridas no setor educacional esta a criação da Comissão de Investigação Sumária do Ministério da Educação e Cultura, em janeiro de 1969. Além de ter suas atividades centradas na figura do Ministro Tarso Dutra e do presidente da Comissão, Jorge Boaventura, este órgão foi responsável por realizar averiguações de todos os servidores ligados à área de responsabilidade do MEC. Através da análise das fontes contidas no Acervo Particular Tarso Dutra – sob guarda do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul – este trabalho busca compreender a dinâmica da CISMEC, apontar quem eram seus alvos, quais eram as ações que motivavam as investigações de servidores, de que forma esses indivíduos eram punidos para, assim, entender de que forma a Comissão de Investigação Sumária do MEC contribuiu para o aperfeiçoamento do aparato repressivo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDutra, Tarsopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectDitadura civil-militarpt_BR
dc.subjectRepressãopt_BR
dc.subjectMinistério da educação e culturapt_BR
dc.titleA comissão de investigação sumária do Ministério da Educação e Cultura nas fontes do acervo particular de Tarso Dutra (1969)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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