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dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorHeinz, Maria Marta Vargas de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2008-07-03T04:11:51Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13283pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa situa-se na intersecção entre a Psicanálise e a Educação e investigou processos de Inclusão Escolar a partir de estudos de caso de pacientes com distúrbios no desenvolvimento. Como desdobramento do atendimento clínico, o trabalho realizado pelo psicanalista com professores ofereceu um espaço de escuta e de interlocução sobre a prática do educador e as dificuldades enfrentadas em cada caso. A experiência de falar em transferência contribuiu para a implicação do professor na relação estabelecida com o aluno e para a responsabilização por seus atos frente a ele. O encontro com o aluno “diferente” e a aposta em jogo para o professor foram lidas a partir do que Lacan nos ensina sobre o real impossível de ser simbolizado pelo sujeito, e a singularidade necessária para a Inclusão Escolar se relacionou diretamente com a dimensão da falta experienciada por cada sujeito envolvido neste processo. A Psicanálise aliou-se à Educação em experiências que mostraram seus efeitos no trabalho de estruturação psíquica do sujeito, fazendo valer seu direito à escola dentro de uma perspectiva de singularidade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is located at the intersection between psychoanalysis and education. It investigates processes of school inclusion on the basis of case studies on patients with development disorders. As an unfolding of the clinical treatment, the work carried out by the psychoanalyst with teachers offered a space for listening and dialog on the educator’s practice and the difficulties faced in each case. The experience of talking in transference contributed to the teacher’s involvement in the relationship established with the student and to their accountability for their acts towards the student. The encounter with a student who is “different” and the bet that was at stake for the teacher were read on the basis of what Lacan teaches about the real that cannot be symbolized by the subject. The singularity that is necessary for school inclusion was directly related to the dimension of lack experienced by each subject involved in the process. Psychoanalysis became an ally of education in experiments that showed their effects on the work of psychic structuring by the subject, enforcing their right to school education within a perspective of singularity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial learning needsen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectLacanen
dc.subjectJacquesen
dc.titleEm direção à escola : desdobramentos da clínicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000642717pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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