Repositório Digital

A- A A+

Menstruação e criminalidade : a produção da diferença sexual no discurso criminologista de Luis Cacciatori (1939-1940)

.

Menstruação e criminalidade : a produção da diferença sexual no discurso criminologista de Luis Cacciatori (1939-1940)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Menstruação e criminalidade : a produção da diferença sexual no discurso criminologista de Luis Cacciatori (1939-1940)
Autor Silveira Júnior, Mauri Zanirati
Orientador Méndez, Natalia Pietra
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Corpo : Gênero : Sexualidade
Corpo feminino
Criminologia
Resumo Este trabalho busca compreender a produção das noções de diferença sexual produzidas pelo conhecimento criminológico de inícios do século XX a partir do artigo Menstruação e Criminalidade, escrito pelo jurista Luis Cacciatori. O estudo aponta para a estreita relação das esferas médica e jurídica no período, sendo o pensamento criminológico uma expressão desse fenômeno, trazendo para o direito uma visão bio-determinista do crime. Através da análise da produção do conhecimento médico sobre o corpo feminino e do contexto de constituição do arcabouço jurídico à época, se pôde ver que esses desenvolvimentos são perpassados e construídos por noções de gênero, nas quais o corpo e o sexo foram entendidos como substância da mulher, que era vista como dotada de um sexo e um gênero incomensuravelmente opostos aos do homem. Verificou-se que o êxito da criminologia no Brasil está relacionado com a problemática do tratamento daqueles visto como diferentes. Conclui-se que a visão da mulher – essencializada em seu corpo – como outro do homem, esse visto como sujeito universal, está fortemente relacionada ao binarismo sexual, e possibilitou o manejo da condição jurídica feminina pelo discurso criminológico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132852
Arquivos Descrição Formato
000983955.pdf (729.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.