Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuazzelli, Cesar Augusto Barcellospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Augusta da Silveira dept_BR
dc.date.accessioned2016-02-24T02:05:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132856pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz reflexões sobre o papel das mulheres na música e sua relação com os movimentos sociais a partir da trajetória cantora Joan Baez no Folk Revival estadunidense entre 1959 e 1963. Assim, busca-se repostas sobre de que maneiras Joan Baez consegue se afirmar como cantora e mulher dentro da indústria musical, o que legitima ou não sua performance para o público. Problematizar seu repertório tradicional de baladas que tratam sobre mulheres é fundamental para compreender até onde esse repertório influencia percepções sobre a imagem conservadora da cantora e que abertura essa imagem dá para uma mudança em direção a um repertório engajado e ativismo político. A partir da análise das canções tradicionais, de escritos sobre o início da carreira da cantora e de reflexões teóricas sobre as mulheres na música no geral e no contexto do folk revival, considera-se que o ser mulher e cantora influencia na percepção de sua feminilidade para o público e para a mídia e que a ruptura com repertório tradicional seguiu a linha de muitos artistas da época, envolvidos com a causa dos direitos civis e ativismo político.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to bring reflections on the role of women in music and its relation to social movements by analyzing the career of singer Joan Baez in the American Folk Revival in the period between 1959 and 1963. That way, it searches for answers concerning which ways Joan Baez uses to affirm herself as singer and woman in the music industry, what legitimates her performance to the audience. Questioning her traditional repertory that talks about women is central to understand to what extent this repertory influences perceptions about the singer’s conservative image and what gaps this image provides for a shift to a committed repertory and political activism. From the analysis of traditional ballads, writings on the singer’s first years and studies on theory of music and gender in general and in the folk revival context, it is considered that the “being a woman” and singer factor weights on the perception of her femininity to audience and the media and that the rupture with the traditional material followed the path of many artists of the period, engaged to the civil rights cause and political activism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWomenen
dc.subjectBaez, Joan, 1941-pt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectMulheres na históriapt_BR
dc.subjectFolk revivalen
dc.subjectMulheres na músicapt_BR
dc.subjectEstilo musical : Analisept_BR
dc.subjectAtivismo políticopt_BR
dc.titleFair and tender maid : Mulheres, folk revival e os anos iniciais de Joan Baezpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983942pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples