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Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência no município de Tramandaí - RS : uma análise na rede regular de ensino

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Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência no município de Tramandaí - RS : uma análise na rede regular de ensino

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Título Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência no município de Tramandaí - RS : uma análise na rede regular de ensino
Autor Silva, Nathan Linetcky e
Orientador Virginio, Alexandre Silva
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Políticas Públicas.
Assunto Deficientes
Educação inclusiva
Políticas públicas
Tramandaí (RS)
[en] Inclusive education
[en] Public policy
[en] Students with disabilities
Resumo O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da política pública de educação inclusiva para alunos com deficiência na rede municipal de ensino de Tramandaí/RS, e como objetivo específico, diagnosticar a realidade em relação a seu aspecto normativo e/ou legal e discutir sua integração no âmbito do projeto político – pedagógico da escola. O intuito é destacar como a política de inclusão está sendo executada na rede municipal de ensino de Tramandaí – RS. Na consecução do trabalho foram utilizados métodos de estudo de caso, utilizando, como técnicas de pesquisa, observações e entrevistas semi–estruturadas realizadas junto aos profissionais da rede de ensino e à secretaria municipal de educação de Tramandaí, além de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicaram que as ações locais de educação inclusiva para alunos com deficiência ocorrem na medida do possível, de acordo com a legislação e as diretrizes da política nacional de educação inclusiva.
Abstract This work has the objective to analyze the development of inclusive education public policy for students with disabilities in public schools in Tramandaí / RS, and as a specific objective, diagnose the reality with regard to its regulatory and / or legal aspect and discuss their integration in the political project - school teaching. The aim is to highlight the inclusion policy is being implemented in developer by the Tramandaí‟s public educational system - RS. In this research city hall were used case study methods, using, as research techniques, observations and semi-structured interviews with professionals from the educational system and the secretary of Tramandaí education, as well as bibliographic and documentary research. The results indicated that the local actions of inclusive education for students with disabilities take place as far as possible, in accordance with the rules and guidelines of the national inclusive education policy.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132864
Arquivos Descrição Formato
000984097.pdf (692.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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