Repositório Digital

A- A A+

Futebol e fascismo : como o fascismo italiano se manifestou no calcio

.

Futebol e fascismo : como o fascismo italiano se manifestou no calcio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Futebol e fascismo : como o fascismo italiano se manifestou no calcio
Autor Clezar, Mateus de Souza
Orientador Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Copa do mundo
Fascismo : Itália
Futebol
Resumo O futebol é uma das mais valiosas formas de expressão cultural que a humanidade já produziu. Este esporte que conquistou o mundo por sua simplicidade e sua facilidade em ser praticado, revelou-se, no decorrer de sua ainda curta história, ser um poderoso meio de transmissão de ideologias e diretrizes políticas. Segundo o historiador Eric Hobsbawn, é “o esporte que o mundo tornou seu”. Entendemos o esporte como fenômeno social de extrema relevância para a compreensão da História contemporânea. Esta pesquisa visa perceber como o fascismo italiano se manifestou no futebol da Itália entre os anos de 1922 e 1938, totalizando um espaço temporal de estudo de dezesseis anos. Este trabalho será feito a partir da análise das mudanças ocorridas no futebol italiano a partir da ascensão do regime fascista e das participações da seleção nacional nas Copas do Mundo de 1934 e 1938. Entendemos que a reorganização do futebol italiano sob a condução do fascismo manifestou a própria concepção de Estado do regime político fundado por Benito Mussolini. As fontes a serem utilizadas são os anuários da federação de futebol italiana (FIGC) de 1929 e 1932, o jornal Il Littoriale e duas das leis que compõem a legislação fascistíssima da Itália, uma de 1925 (n° 2263) e outra de 1926 (n° 100).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132868
Arquivos Descrição Formato
000984142.pdf (488.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.