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Estudo do processo de desenvolvimento de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na interação em ambientes digitais/virtuais

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Estudo do processo de desenvolvimento de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na interação em ambientes digitais/virtuais

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Título Estudo do processo de desenvolvimento de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na interação em ambientes digitais/virtuais
Autor Boiaski, Morgana Tissot
Orientador Santarosa, Lucila Maria Costi
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Déficit de atenção
Hiperatividade
Informática na educação
[en] Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD)
[en] Computer education
[en] Digital/virtual environments learning
Resumo O presente trabalho se propõe a identificar as possíveis contribuições da utilização de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem e de convivência no processo de desenvolvimento de escolares que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Tdah), nas áreas social, emocional, escolar e comportamental. Este estudo, de caráter qualitativo, se integra aos trabalhos realizados pelo Núcleo de Informática na Educação Especial – Niee, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs e foi realizado junto ao Ambulatório de Dificuldade de Aprendizagem do Hospital Infantil Joana de Gusmão, na cidade de Florianópolis. A pesquisa envolveu o acompanhamento de sete escolares com diagnóstico de Tdah, em tratamento, em sessões semanais e/ou quinzenais, individuais ou em pequenos grupos, durante as atividades interativas no ambiente digital/virtual de aprendizagem e de convivência Eduquito.
Abstract The present work intends to identify the possible digital/virtual environments learning’s contributions on the students developing process that present Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD), in the social, emotional, scholar and behavior area. This study, with qualitative character, integrates itself into works realized by the “Núcleo de Informática na Educação Especial” – Niee (Department of Informatic in Special Education) – UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul) and was realized with the “Ambulatório de Dificuldade de Aprendizagem” (Learning’s Deficiency Ambulatory) from the Joana de Gusmão Childhood Hospital, in the city of Florianópolis. The research involved the observation of seven students diagnosed with ADHD, in treatment, in a week and/or fifteen day’s sessions, individual or in small groups, during the interactive activities in the digital/virtual environments learning called Eduquito.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13287
Arquivos Descrição Formato
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