Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorDallacosta, Adrianapt_BR
dc.date.accessioned2008-07-03T04:11:54Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13293pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos embasamento em uma fundamentação teórica de fundo piagetiano, voltada para a construção do conhecimento e suas diversas possibilidades, além das teorias relativas às questões do vídeo e do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos. Inserido nesse contexto, propõe-se o SACCA (Sistema Automático de Catalogação de Conteúdo Audiovisual), que possibilita o processo de indexação de vídeos com a intermediação de um usuário que assiste ao vídeo e define as palavras-chaves que irão compor o índice. Posteriormente, poderá se navegar no interior desses vídeos permitindo ter uma visão rápida do que o vídeo trata. Foram acrescentados 49 vídeos da História do Brasil e disponibilizados para os professores de História do 3º Ciclo das Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre participantes da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta tese. Os resultados obtidos indicam que o uso dos vídeos indexados pode modificar o planejamento pedagógico do professor.pt_BR
dc.description.abstractThe present investigation intends to understand in a qualitative way if the indexed videos can modify the teacher's pedagogical planning of a public school in Porto Alegre. We searched for a theoretical Piagetian approach, in order to achieve this purpose, turned to the construction of knowledge and its several possibilities, besides the theories related to the points of the video and computer in the educational process, starting from its involvement as a pedagogical support guided in the pedagogy of projects. Inserted in this context, SACCA (Automatic System of Cataloguing of Audiovisual Content) is proposed, which makes the process of indexation of videos possible, with the user's intermediation who sees the video and defines the key-words, which will compose the index. Later, one can navigate in the interior of these videos allowing a fast vision of what the video deals with. 49 videos of the Brazilian History were added and available for the History teachers of the 3rd Cycle of the Public Schools in Porto Alegre, participants in the research. The data were collected through interviews. Starting from the directed questions of the research and of the accomplished investigation, analysis categories for the reflections and the conclusions of this theory are defined. The obtained results indicate that the use of the indexed videos can modify the teacher's pedagogical planning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndexed videosen
dc.subjectIndexaçãopt_BR
dc.subjectDigital videoen
dc.subjectVídeo educativopt_BR
dc.subjectMPEG-7en
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPedagogy of learning projectsen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectNew technologies of information and communicationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleOs usos pedagógicos dos vídeos digitais indexadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.identifier.nrb000643030pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples