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dc.contributor.advisorFaria, Luiz Augusto Estrellapt_BR
dc.contributor.authorOrellana Aragón, Jorge Albertopt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T02:05:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132943pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese foi analisar as várias abordagens do processo de integração econômica na América Central. No primeiro ensaio são apresentadas as causas históricas e as instituições que promoveram o processo de integração econômica regional nos últimos 54 anos. Conclui-se que as instituições têm um status eminentemente intergovernamental e não supranacional limitando assim sua autonomia e poder real em favor dos interesses e valores comuns. Os resultados sugerem que uma maior integração institucional eleva o nível de integração econômica e vice-versa. Por último, foi apresentada a proposta de criação de uma nova instituição regional denominada Sistema Centro-Americano de Inovação (SCAI). Além disso, no segundo ensaio, foi avaliada empiricamente a validade da Lei de Thirlwall para os países membros do Mercado Comum da América Central e República Dominicana (MCCA-RD). Os objetivos foram: 1) avaliar a existência de uma relação de cointegração entre as variáveis de produto interno bruto, exportações e os termos de troca e 2) estimar o modelo de correção de erros para identificar a existência de relações de longo prazo entre a produto interno bruto e as exportações e, posteriormente, incorporar termos comerciais. Para o caso MCCA-RD existe cointegração entre o produto interno bruto e as exportações, adicionando os termos de troca para essas duas variáveis as três cointegram a exceção do caso da República Dominicana. Os resultados alcançados indicam que as exportações podem influenciar positivamente o produto interno bruto, tanto a curto como a longo prazo. No caso dos termos de troca, a relação é positiva, com exceção da Costa Rica e Nicarágua. No último ensaio, é avalhiada a validade da lei Zipf (rule size rank), que postula que o tamanho de uma cidade é inversamente proporcional à sua ordem para o MCCA-RD. Ela ajuda a explicar como as forças de aglomeração favorecem a atividade econômica e, em particular, como o comércio internacional induz a criação de estruturas de sistemas urbanos mais equilibrados. O período analisado é composto de censos das cidades entre os anos 1950-2008 e outros índices de desigualdade urbana. Inicialmente no caso da MCCA-RD a validez da lei de Zipf é rejeitada. Posteriormente são avaliados outros índices desigualdade como a lei de Gibrat que mostra a existência do comportamento não-linear na distribuição de populações urbanas, ou seja, o crescimento de uma cidade é independente do seu tamanho, além de outras como a Regra Tamanho Estendida de Fan e Casseti (1994), Índice Primazia das Cidades e Index de Herfindahl-Hirschman concentração urbana (HHI). No caso de Panamá, a Lei de Gibrat é confirmada e nos outros índices de desigualdade mostram um aumento populacional até o início da década de 1980 e a partir daí, decresce gradualmente. Posteriormente, foram estimados os coeficientes de correlação de Pearson entre os índices de desigualdade e o índice de intensidade de comércio. Confirmou-se que o crescimento urbano é negativamente relacionado com o aumento do comércio internacional, com exceção apenas do caso do Panamá. Por fim, foram estimadas funções de densidade de Kernel para as populações que mostram uma mudança profunda nos anos oitenta em países como Costa Rica e El Salvador. No caso da Guatemala, a mesma mudança ocorre por volta dos anos noventa. Quando se trata de Honduras, Nicarágua e Panamá percebe-se uma forte tendência de primazia das cidades desde os anos cinquenta, isso pode causar congestião de atividades productivas.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de esta tesis fue analizar desde varios abordajes el proceso de integración económica de América Central. En el primer ensayo se presentan sus causas históricas y las instituciones que han promovido el proceso de integración económica regional en los últimos 54 años. Se concluyó que las instituciones tienen un status eminentemente intergubernamental y no supranacional, limitando así su autonomía y poder real a favor de intereses y valores comunes. Por otra parte, se evaluó la hipótesis que la integración institucional interactúa con la integración económica regional por medio de la elaboración del índice de integración institucional y finalmente se aplicó un modelo de Vectores Autoregresivos (VAR) incorporando ese índice a variables tales como ingreso per-cápita, términos de intercambio y apertura comercial. Los resultados apuntaron que una mayor integración institucional ocasiona un nivel más alto de integración económica y viceversa. Por último, se presentó la propuesta de crear una nueva institución regional llamada Sistema Centroamericano de Innovaciones (SCAI). Además, en el segundo ensayo se evaluó empíricamente la validez de la Ley de Thirlwall para los países miembros del Mercado Común Centroamericano y República Dominicana (MCCA-RD). Los objetivos fueron: 1) evaluar si existe una relación de cointegración entre las variables producto, exportaciones y términos de intercambio comercial y; 2) estimar el modelo de corrección de errores para identificar la existencia de relaciones de largo plazo entre producto y exportaciones y, posteriormente incorporar los términos de intercambio. Se concluyó que para los casos de todos los países del MCCA-RD existe una cointegración entre producto y exportaciones y cuando se agregan los términos de intercambio a estas dos variables existe cointegración apenas con la excepción del caso de República Dominicana. En conjunto, estos resultados indican en el MCCA-RD, que las exportaciones influencian positivamente el producto tanto en corto como en el largo plazo. En el caso de los términos de intercambio, el resultado es positivo con excepción de Costa Rica y Nicaragua. En el último ensayo se evalúa la validez empírica de la ley de Zipf (rank size rule) que postula que el tamaño de una ciudad está inversamente relacionado con su rango. De tal manera que la misma sirve para explicar cómo las fuerzas de aglomeración favorecen la actividad económica y en especial cómo el comercio internacional induce el establecimiento de estructuras de sistemas urbanos más equilibrados. El período analizado comprende los censos entre los años 1950-2008 y adicionalmente se analizaron otros índices de desigualdad urbana. En el primer lugar la validez de la ley de Zipf para el MCCA-RD fue rechazada. Seguidamente, se evaluaron otros índices de desigualdad como la ley de Gibrat, que muestra que el crecimiento de una ciudad es independiente de su tamaño, así como otros índices, tales como: la regla de tamaño de ciudad extendida de Fan y Casseti (1994), Índice de Primacía de ciudades e Índice Herfindahl-Hirschman de concentración urbana (IHH). En el caso de Panamá se confirmó la ley de Gibrat y el resto de índices presentaron en general para los países un incremento hasta la década de los años ochenta y una caída paulatina a partir de entonces. A continuación, se estimó el coeficiente de correlación de Pearson entre cada uno de estos índices y el índice de intensidad del comercio. En consecuencia, se corroboró que el crecimiento urbano tiene una relación negativa con el incremento del comercio internacional con la leve excepción del caso de Panamá. Para finalizar, se estimaron las funciones de densidad de Kernel para las poblaciones que expresaron un cambio profundo a partir de los años ochenta en países como Costa Rica y El Salvador. Para Guatemala ese mismo cambio se dió alrededor de los años noventa y en Honduras, Nicaragua y Panamá existe aún una fuerte tendencia a la primacía de las ciudades desde los años cincuenta, lo que puede provocar una congestión de actividades.es
dc.description.abstractThe aim of this thesis was to analyze from several approaches the process of economic integration in Central America. The first essay introduced its historical causes and the institutions that promoted the regional economic integration process during the last 54 years. It concludes that the institutions have eminently intergovernmental status; evidently. they are not supranational, thereby limiting its autonomy and real power to support common interest and values. Moreover, the hypothesis that institutional integration interacts with regional economic integration, was tested developing an institutional integration index. Subsequently a model of Autoregressive Vectors (VAR) was implemented, incorporating that index to such variables as per-capita income, exchange trading terms and trade opening. The results indicate that greater institutional integration brings a higher level of economic integration and vice versa. Finally, the proposal that promotes the establishment of a new regional institution called the Central American Innovation System (SCAI) is presented. In the second essay, it was empirically evaluated the validity of Thirlwall’s Law for member countries of the Central American Common Market and Dominican Republic (CACM-RD). The objectives were to: 1) evaluate whether there is a direct correlation between the variables of gross domestic product, exports, and trading terms and 2) estimate the error correction model to identify, the existence of long term correlation between the gross domestic product and exports and subsequently to incorporate the commercial trading terms. For all of CACM-RD cases direct correlation exists between gross domestic product and exports and when these variables are related to trading terms also they have direct correlation, with the exception of Dominican Republic. These results jointly indicate that exports positively influence the gross domestic product both, in short and long term. In relation to trading terms the results are positive with the exception of Costa Rica and Nicaragua. The latter essay evaluates the empirical validity of Zipf’s Law (rank size rule) which assumes that the CACM-RD size of a city is inversely related to its ranking. It helps to explain how the agglomeration forces support the economic activity and in particular how international trade encourages the establishment of more balanced urban system structures. The period analyzed incorporated the 1950-2008 census for urban cities and additionally were analyzed others index of urban inequality. At the beginning in the CACM - RD validity of Zipf's law is rejected. After that, was evaluated others urban inequality index that: Gibrat’s law showing the existence of nonlinear behavior for urban system distribution, that is, that the growth of a city is independent to its size. Also, the rule of the size of extended cities implemented by Fan and Casetti (1944) and the Primacy Cities Index from Herfindahl- Hirschman Index of urban concentration (HHI). In the case of Panama, Gibrat’s law is confirmed although other indexes generally show an increase for the countries until the early eighties, from then on, they are gradually decreasing. Later on, it was estimated the Pearson’s correlation coefficient between each one of these index as well as the trade intensity index. It was confirmed, that urban growth is negatively related with the increase of international trade with the only exception of Panama. Finally, Kernel’s density population functions were estimated, showing a deep change starting from the eighties in Costa Rica and El Salvador. For the case of Guatemala, similar adjustment took place around the nineties. In the case of Honduras, Nicaragua and Panamá, strong tendency happens to primacy cities ever since the fifties, this could lead to the overcrowding of activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntegración económicaes
dc.subjectEconomia internacionalpt_BR
dc.subjectLey de Thirlwalles
dc.subjectIntegração econômicapt_BR
dc.subjectLey de Zipfes
dc.subjectLey de Gibrates
dc.subjectEconomic integrationen
dc.subjectThirlwall’s lawen
dc.subjectZipf’s lawen
dc.subjectGibrat’s lawen
dc.titleEnsaios de economia internacional e integração : caso do Mercado Comum da America Central (MCCA)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000982900pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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