Repositório Digital

A- A A+

Consulta-ação : educação e reflexão nas intervenções de enfermagem no processo trabalho - saúde - adoecimento

.

Consulta-ação : educação e reflexão nas intervenções de enfermagem no processo trabalho - saúde - adoecimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Consulta-ação : educação e reflexão nas intervenções de enfermagem no processo trabalho - saúde - adoecimento
Autor Silveira, Denise Tolfo
Orientador Lopes, Marta Júlia Marques
Data 1997
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Expandido UFSC/UFRGS.
Assunto Consulta de enfermagem
Saúde do trabalhador
Resumo Este estudo propõe uma metodologia de ação em enfermagem considerando a relação trabalho-saúde-adoecimento. Pretendemos contribuir com informações, experiências e proposições que favoreçam a reflexão e o debate sobre essa temática, além de contribuir na construção de respostas às necessidades teórico-metodológicas nessa área de ação e nesse campo de intervenção profissional. Entendemos que a Consulta de Enfermagem é uma forma privilegiada de intervenção em saúde individual, a ser integrada no processo de Avaliação Periódica de Saúde dos trabalhadores. Temos claro que a correlação entre os dados objetivos e subjetivos captados no momento da interação (situação de consulta ou em outro momento planejado), permite a ação conjunta enfermeira-trabalhador na resolução de problemas ou mesmo na manutenção da saúde respeitando valores, crenças e culturas. Essa ação conjunta enfermeira-trabalhador é um espaço educativo, reflexivo e transformador de comportamentos e de práticas sociais. A partir da participação efetiva na realização da Avaliação Periódica de Saúde dos trabalhadores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre e dos registros (Histórico Laboral e Plano de Cuidados) adotados pela disciplina de Assistência de Enfermagem ao Adulto I - ENF 111 da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS), captamos subsídios críticos para formular uma proposta de metodologia de ação em enfermagem comprometida com a relação saúde-vida laboral, a qual denominamos Consulta-ação. Essa metodologia visa proporcionar bases para uma efetiva intervenção educativa (prevenção e promoção de saúde) em enfermagem na Avaliação Periódica de Saúde dos trabalhadores. Uma vez que as interrogações apontadas sugerem amplas pistas de leitura e reflexão, a proposta analítico-metodológica baseia-se nas respostas da metodologia assistencial própria da enfermagem, na análise de conteúdo temática sob a perspectiva teórica dos estudos da saúde do trabalhador e do modelo estrutural proposto por Betty Neuman, por nós adaptado. Esses pressupostos são complementados por contribuições da ação pedagógica em educação para saúde, da ergonomia (organização e processo de trabalho) e da epidemiologia, que privilegiam a incidência de danos frente às condições, ao processo de trabalho e à qualidade de vida dos trabalhadores. Nossa intenção é de materializar, na Consulta-ação, a valorização de um campo profissional, de um espaço reflexivo e educativo-assistencial, que tem sua atenção voltada aos trabalhadores na tarefa de contribuir para a melhoria das condições de vida, de trabalho e dos níveis de saúde.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13296
Arquivos Descrição Formato
000158266.pdf (431.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.