Repositório Digital

A- A A+

Como suportar o cotidiano sem entrar no niilismo?

.

Como suportar o cotidiano sem entrar no niilismo?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como suportar o cotidiano sem entrar no niilismo?
Autor Espina, Maricel da Silva
Orientador Fonseca, Tania Mara Galli
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Instituições em Análise.
Assunto Abrigo
Análise institucional
Institucionalização
Testemunho
[en] Protection
[en] Testimony institutions
Resumo Lembrar aquilo que não se quer lembrar, falar sobre daquilo que não se quer falar! Esta é a difícil tarefa de narrar um testemunho. Testemunho este extraído do recanto de uma memória endurecida pela tristeza do “fantasma do não consegui fazer”. Este trabalho é uma reflexão acerca de um testemunho, um recorte do que se viveu no Abrigo Novo Tempo, Casa de Acolhimento de vidas que acabaram sufocadas pela cegueira do não se perceber, do não entender que o tempo ditou sua regra e se fez cumprir. Lembrar e escrever, apesar de ter sido uma tarefa árdua, também foi libertadora, pois se transformou na arte de elaborar um período de intensa vivências que tivemos como gestora da referida Casa. As marcas de desilusão e tristeza foram talhadas pelo tempo que também remete a amizades, alianças, lutas e alegrias. Pode-se dizer que esta experiência mudou o rumo de algumas vidas, pois umas se encontraram, mas também outras se perderam.
Abstract Remember what you do not want to remember, talk about what you do not want to talk! This is the difficult task of narrating a testimony. Testimony extracted from this corner of a memory hard for sorrow of "ghost could not do." This work is a reflection about a witness, a cut of what was lived in Novo Tempo. Protection home lives that just choked blindness not to perceive, to understand that the time dictated his rule and made meet. Remember and write, even though it was a chore, was also liberating because it has become the art of crafting a period of intense experiences we had as manager of that house. The disappointment and sadness marks were carved by the time also refers to friendships, alliances, struggles and joys. It can be said that this experience changed the course of some lives, because a match, but also other lost.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132982
Arquivos Descrição Formato
000980529.pdf (377.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.