Repositório Digital

A- A A+

Aplicação e resultados do Balanced Scorecard na Rede Escola de Governo - FDRH/RS

.

Aplicação e resultados do Balanced Scorecard na Rede Escola de Governo - FDRH/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aplicação e resultados do Balanced Scorecard na Rede Escola de Governo - FDRH/RS
Autor Frota, Marcelo
Orientador Lagemann, Eugenio
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Economia
[en] Balanced scorecard
[en] Results
[en] Strategic planning
Resumo O trabalho visou à aplicação do uso da ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC) na Rede Escola de Governo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, e os resultados obtidos a partir desta situação. A Rede Escola de Governo surge como uma forma inédita no âmbito de rede de conhecimento, sendo importante avaliar se seus resultados se refletem positivamente no campo educacional e de gestão. A primeira parte relata a ferramenta Balanced Scorecard como solução de resultados para o planejamento estratégico de organizações. A segunda parte foca a teoria do planejamento estratégico e o BSC em sua essência. A terceira parte relata o estudo de caso com a metodologia utilizada e os resultados da aplicação do BSC na Rede Escola de Governo.Os resultados na maior parte são válidos, por consequência de que em suas perspectivas financeira, sociedade, processos internos e aprendizado e crescimento, atingiram em seus objetivos estratégicos a meta de 100%. As metas que obtiveram resultados em 100% foram: extensões, oficinas, seminários e eventos, especialização, ensino a distância, cursos finalizados e publicações. Apenas as metas cursos, com 84,44%, e contratação, com 75%, não foram válidas. O Balanced Scorecard, objeto de estudo deste, mostra-se, assim; como uma alternativa de ferramenta de gestão eficaz, mensurando resultados de desempenho, tornando possível a realização da aplicação do processo operacional da estratégia, ponto falho na maioria dos planejamentos estratégicos.
Abstract The work aimed at the application of the use of the Balanced Scorecard management system (BSC) in the Foundation Government School Network for Human Resource Development, and the results from this situation. The Government School Network emerges as a novel form of knowledge within the network, it is important to assess whether their results positively reflect in education and management. The first part tells the Balanced Scorecard tool as a result of solution to the strategic planning of organizations. The second part focuses on the theory of strategic planning and the BSC in its essence. The third part reports the case study with the methodology used and the BSC application results in the School Network Governo.Os results are mostly valid, therefore that in their financial perspectives, society, internal processes and learning and growth They reached in its strategic objectives the goal of 100%. The goals we have obtained results in 100% were extensions, workshops, seminars and events, expertise, distance learning, completed courses and publications. Only courses goals, with 84.44%, and hiring, with 75%, were not valid. The Balanced Scorecard, subject matter of this shows up as well; as an alternative to effective management tool, measuring performance results, making it possible to carry out the implementation of the operational process of the strategy, flawed point in most strategic planning.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/132994
Arquivos Descrição Formato
000982909.pdf (4.291Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.