Repositório Digital

A- A A+

A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes

.

A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes
Autor Porto, Aline Chaves
Orientador Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Ensino fundamental
Resumo O presente estudo teve como objetivo compreender como a construção da relação professor-aluno pode influenciar as aprendizagens dos estudantes nas aulas de Educação Física. Procuro poder compreender como essa relação pode significar para os professores e alunos. A literatura sugere que é conhecendo seus alunos e construindo um ambiente favorável, de reflexão que o professor poderá proporcionar da melhor maneira o aprendizado, que é preciso ouvir seus alunos, pois o diálogo possivelmente é o melhor caminho para a solução dos incidentes. Para esta pesquisa a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva, e na coleta de dados foram utilizadas observações registradas através de diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo duas turma de anos finais (6°ano) e seus respectivos professores de Educação Física. As escolas onde observei as aulas eram da Rede Municipal, localizadas na zona sul de Porto Alegre/RS. Foi possível compreender que os estudantes aprendiam mais do que os conteúdos que estava sendo desenvolvidos, eles aprendiam a se relacionar, tanto com colegas como com professores. Alcançar esse objetivo parecia ser comum a ambos os docentes: ensinar o estudante a se relacionar com situações de conflito, de limite com a própria corporeidade, com relação à corporeidade do outro, a suportar o erro do outro ou ainda, a própria frustração. Porque são muitas as relações que se entrecruzam nas aulas de Educação Física. Compreendi com esse estudo, que as relações são decisivas nas aprendizagens dos alunos, e que é importante a construção de uma relação sólida e de grande proximidade com o estudante, para que através do conhecimento sobre ele, seja mais simples lhe proporcionar aprendizagens de significado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133053
Arquivos Descrição Formato
000984200.pdf (394.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.