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Métodos de treinamento das capacidades condicionais e coordenativas adotados pelos preparadores físicos nas categorias de base do futebol

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Métodos de treinamento das capacidades condicionais e coordenativas adotados pelos preparadores físicos nas categorias de base do futebol

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Título Métodos de treinamento das capacidades condicionais e coordenativas adotados pelos preparadores físicos nas categorias de base do futebol
Autor Oliveira, Jonatan de
Orientador Cardoso, Marcelo Francisco da Silva
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Futebol
Treinador
Treinamento esportivo
[en] Coach
[en] Football
[en] Sports training
[en] Training
Resumo O presente estudo tem por objetivo geral verificar e descrever quais são os métodos de treinamento físico das capacidades condicionais e coordenativas adotados pelos preparadores físicos nas categorias SUB 10; SUB 11; SUB 12; SUB 13; SUB 14; SUB 15 e juvenil (16 a 17 anos) de clubes de futebol competitivos de Porto Alegre. Os objetivos específicos foram: verificar as semelhanças e divergências no processo de definição das capacidades condicionais e coordenativas adotados pelos preparadores físicos nas mesmas categorias do futebol de base; verificar as diferenças e similitudes entre as proposições da literatura científica, para essas faixas etárias, e o que é proposto pelos preparadores físicos da base dos clubes de futebol competitivo de Porto Alegre. Amostra estudada foi composta por 22 preparadores físicos e treinadores de quatro clubes competitivos de futebol da região metropolitana de Porto Alegre, que atuam nas categorias de base. Foi aplicado um guia de questões de referência para realização das entrevistas, composto por sete perguntas estruturadas sobre a temática da investigação e depois inseridas os dados no software NVIVO10.0 para a codificação. Após a configuração do quadro que caracteriza os métodos de treinamento e das capacidades condicionais e coordenativas propostos pela literatura científica, para essas faixas etárias, verificamos que o método integrado é o mais utilizado para o desenvolvimento das capacidades condicionais e coordenativas nestes clubes, que há similaridades da definição das capacidades condicionais com o período crítico de desenvolvimento de acordo com a literatura e que existe uma grande variedade com o método escolhido pelos preparadores físicos para desenvolver estas capacidades na mesma categoria. Com base nos resultados podemos dizer que os preparadores físicos estão buscando uma evolução no que diz respeito a condução do treinamento físico em jovens atletas nas categorias de base, interagindo diferentes dimensõessem que precise fragmentar o aspecto físico e conduzir atividades de forma analítica.
Abstract The present study aims to verify and describe general what are the methods of physical training of the conditional capacities and coordinative purposes adopted by physical trainers in the categories SUB 10; SUB 11; SUB 12; SUB 13; SUB 14; SUB 15 and youth (16 to 17 years) of competitive football clubs of Porto Alegre. The specific objectives were: check if there are similarities in the choices of physical training methods adopted by physical trainers in the same categories of football; check the similarities and differences in the process of defining conditional capacities and coordinative purposes adopted by physical trainers in the same categories of football; check the differences and similarities between the propositions of the scientific literature, for these age groups, and what is proposed by the physical trainers of football clubs ' competitive base of Porto Alegre. Sample studied was composed of 22 physical trainers and coaches from four competitive soccer clubs in the metropolitan region of Porto Alegre, which act in the youth. It was applied a reference issues guide to conducting the interviews, consisting of seven structured questions on the subject of research and then entered the data into NVIVO software 10.0 for the encoding. After setting the framework that characterizes the training methods and conditional capacities and coordinative purposes proposed by the scientific literature for these age groups, we see that the integrated method is the most widely used for the development of conditional and coordinative purposes capabilities in these clubs, there are similarities in the definition of the conditional capacities with the critical period of development according to the literature, and that there is a great variety with the method chosen by the coaches to develop these capabilities in the same category. Based on the results we can say that the physical trainers are seeking a development with regard to the conduct of physical training in young athletes in the youth, interacting different dimensions without need to fragment the physical appearance and conduct activities of analytical form.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133062
Arquivos Descrição Formato
000983899.pdf (1.244Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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