Repositório Digital

A- A A+

A motivação dos praticantes de kangoo jumps de uma academia de Porto Alegre

.

A motivação dos praticantes de kangoo jumps de uma academia de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A motivação dos praticantes de kangoo jumps de uma academia de Porto Alegre
Autor Etges, Diésse Paula Rodrigues Machado
Orientador Myskiw, Mauro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Atividade física
Motivação
Resumo O objetivo do presente estudo foi identificar as dimensões da motivação e os estilos reguladores dos comportamentos de alunas praticantes de Kangoo Jumps® em uma academia de Porto Alegre/RS. Participaram da pesquisa 15 mulheres, alunas de uma única academia, com no mínimo 1 mês de prática na atividade. A pesquisa desenvolvida foi de caráter quantitativo, com levantamento de dados baseado em dois instrumentos, o Inventário de Motivação à Pratica de Regular de Atividade Física (IMPRAF-54) que avalia as seis dimensões motivacionais à prática regular de atividade física (Controle do estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer) e o Inventário de Autodeterminação para Praticantes de Atividades Físicas e Esportivas (IAPAFE-25) que avalia os cinco níveis de autodeterminação propostos pela teoria da autodeterminação: Motivação intrínseca, Regulação identificada, Regulação introjetada, Regulação externa e Amotivação. Os inventários resultaram nas seguintes médias para o IMPRAF-54: Controle do Estresse (26,0), Saúde (34,4), Sociabilidade (24,7), Competitividade (9,9), Estética (35,7) e Prazer (34,8). E para o IAPAFE-25: Motivação intrínseca (20,2), Regulação identificada (19,6), Regulação introjetada (13,7), Motivação externa (6,3) e Amotivação (5,2). Tais resultados apontaram médias maiores e semelhantes para as dimensões estética, prazer e saúde; Quanto aos níveis, a motivação intrínseca e a regulação identificada foram as que tiveram maiores médias. Isso mostra um alto nível de autodeterminação e uma preocupação geral com a estética e o prazer dos sujeitos desta pesquisa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133066
Arquivos Descrição Formato
000983964.pdf (772.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.