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dc.contributor.advisorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.contributor.authorCoimbra, Renan dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:05:47Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133078pt_BR
dc.description.abstractA Educação Integral é tema norteador de diversos debates da área, atualmente temos o programa Mais Educação do MEC como proposta de educação integral brasileira. Destaca-se por agir no contra turno escolar, onde os estudantes participam de oficinas ministradas por Monitores, sendo estes professores formados, ou pessoas com experiências diversas na área em que ministrarão as aulas. Este novo modelo de educação é uma proposta do Governo Federal para ampliação da jornada escolar na perspectiva da educação integral, conforme o artigo 34º da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (1996). Para melhor esclarecer o entendimento acerca do programa, fizemos uma busca no contexto histórico brasileiro, desde os anos 1932 com os Pioneiros da Escola Nova até o momento em que o Plano de Desenvolvimento da Educação (2007) objetiva a criação do Mais Educação, na perspectiva de conhecer as diferentes propostas dentro deste tempo, e verificar de que maneira o atual programa se relaciona com elas. Conceitos como o de que a educação integral deve compreender o ser como multidimensional mostraram-se intactos entre todas as propostas contempladas neste trabalho, e ações como a intersetorialização entre Ministérios se mostraram inovadoras quando relacionadas com as anteriores que tentavam estruturar a escola para a educação integral, e não o entorno dela. Porém algumas lacunas não foram fechadas, muitas críticas de autores a maneira com que a proposta foi colocada dentro da escola, sem que esta se estruturasse para sua chegada, forçando assim uma adaptação à nova demanda, o que dificultou a adequação de professores e espaço físico.pt_BR
dc.description.abstractIntegral Education is guiding theme of many debates in the area, we currently have the MEC "Mais Educação" program as proposed Brazilian integral education. It stands out for acting on the school opposite shift, where students participate in workshops taught by monitors, which are trained teachers, or people with experiences in the area where they will minister the classes. This new model of education is a proposal of the Federal Government to expand the school day in order to fulfill the Article 34 of the "Lei de Diretrizes e Bases" (1996). To further clarify the understanding of the program, we did a search in the Brazilian historical context, since the early 1932 with the "Pioneiros da Educação Nova" to the time the "Plano de Desenvolvimento da Educação" (2007), creating the More Education with a view to meet the various proposals within this time, and see how the current program relates to them. Concepts such as the integral education should understand being as multidimensional proved to be intact among all the proposals included in this work, and actions such as intern sector relationships between Ministries proved innovative when related to earlier trying to structure the school for integral education and not around it. But some gaps have not been closed, much criticism from authors the way the proposals had been placed inside the school without which it been estruturase for its arrival, thus forcing an adaptation to the new demand, which hampered the suitability of teachers and physical space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMore educationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectIntegral educationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.titleAspectos históricos relevantes do programa Mais Educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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