Repositório Digital

A- A A+

A influência da educação física escolar no voleibol de alto rendimento em Porto Alegre

.

A influência da educação física escolar no voleibol de alto rendimento em Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência da educação física escolar no voleibol de alto rendimento em Porto Alegre
Autor Sanchotene, Vitória Crivellaro
Orientador Moraes, Jose Cicero
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Esportes de alto nivel
Treinamento de alto nivel
Voleibol
[en] High-performance
[en] School physical education
[en] Sport
[en] Sports talent
[en] Volleyball
Resumo O objetivo deste estudo foi observar a relação da Educação Física escolar com o alto rendimento no Voleibol, bem como identificar a transição de aluno-atleta e a respectiva relevância da Educação Física escolar para os entrevistados. A pesquisa foi ex post facto, de corte transversal e de tipo descritiva/comparativa. Para tanto, foi aplicado um questionário com 17 questões objetivas à30 (15 do naipe masculino e 15 do feminino) atletas de Voleibol da categoria infanto juvenil de alto rendimento da cidade de Porto Alegre. Pesquisando pelas palavras-chave Voleibol, esporte, alto rendimento, talento esportivo e Educação Física escolar, a pesquisa evidencia, na revisão de literatura, o que é o esporte de alto rendimento e qual a importância do esporte para o adolescente em fase escolar, além de demonstrar a importância do incentivo para a prática institucionalizada do mesmo. Após análise o estudo mostrou que quase totalidade dos entrevistados afirma que a Educação Física Escolar não é um fator influenciador na sua transição para a prática do Voleibol de alto rendimento em Porto Alegre. Apesar dos resultados, quase todo o conjunto de atletas mostram, em sua opinião, que reconhecem a importância da escola incentivar para a prática desportiva institucionalizada.
Abstract This aim of the study was to observe the relation of school Physical Education with high-performance volleyball, identify the student-athlete transition and observe the relevance of school Physical Education for the interviewees. The research was ex post facto, cross-sectional and descriptive/comparative. To do so, a questionnaire with 17 objective questions was applied to 30(15 boys and 15 girls) under-18 high-performance volleyball athletes from Porto Alegre. Searching by keywords, such as, volleyball, sport, high-performance, sports talent, School Physical Education, this research evidences, in the literature review, what is high-performance sport and what is the importance of sport for teenager in school phase, as well as demonstrate the importance of the incentive to the institutionalized practice of it. After analysis, the study found that almost all of the interviewees affirm that the school Physical Education is not an influence factor on their transition to high-performance volleyball practice, in Porto Alegre. Regardless the results, almost all athletes showed their opinion, recognizing the importance of school to encourage the institutionalized sport practice.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133081
Arquivos Descrição Formato
000984011.pdf (526.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.