Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoraes, Jose Ciceropt_BR
dc.contributor.authorSanchotene, Vitória Crivellaropt_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:05:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133081pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi observar a relação da Educação Física escolar com o alto rendimento no Voleibol, bem como identificar a transição de aluno-atleta e a respectiva relevância da Educação Física escolar para os entrevistados. A pesquisa foi ex post facto, de corte transversal e de tipo descritiva/comparativa. Para tanto, foi aplicado um questionário com 17 questões objetivas à30 (15 do naipe masculino e 15 do feminino) atletas de Voleibol da categoria infanto juvenil de alto rendimento da cidade de Porto Alegre. Pesquisando pelas palavras-chave Voleibol, esporte, alto rendimento, talento esportivo e Educação Física escolar, a pesquisa evidencia, na revisão de literatura, o que é o esporte de alto rendimento e qual a importância do esporte para o adolescente em fase escolar, além de demonstrar a importância do incentivo para a prática institucionalizada do mesmo. Após análise o estudo mostrou que quase totalidade dos entrevistados afirma que a Educação Física Escolar não é um fator influenciador na sua transição para a prática do Voleibol de alto rendimento em Porto Alegre. Apesar dos resultados, quase todo o conjunto de atletas mostram, em sua opinião, que reconhecem a importância da escola incentivar para a prática desportiva institucionalizada.pt_BR
dc.description.abstractThis aim of the study was to observe the relation of school Physical Education with high-performance volleyball, identify the student-athlete transition and observe the relevance of school Physical Education for the interviewees. The research was ex post facto, cross-sectional and descriptive/comparative. To do so, a questionnaire with 17 objective questions was applied to 30(15 boys and 15 girls) under-18 high-performance volleyball athletes from Porto Alegre. Searching by keywords, such as, volleyball, sport, high-performance, sports talent, School Physical Education, this research evidences, in the literature review, what is high-performance sport and what is the importance of sport for teenager in school phase, as well as demonstrate the importance of the incentive to the institutionalized practice of it. After analysis, the study found that almost all of the interviewees affirm that the school Physical Education is not an influence factor on their transition to high-performance volleyball practice, in Porto Alegre. Regardless the results, almost all athletes showed their opinion, recognizing the importance of school to encourage the institutionalized sport practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVolleyballen
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectTreinamento de alto nivelpt_BR
dc.subjectSporten
dc.subjectHigh-performanceen
dc.subjectEsportes de alto nivelpt_BR
dc.subjectSports talenten
dc.subjectSchool physical educationen
dc.titleA influência da educação física escolar no voleibol de alto rendimento em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984011pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples