Repositório Digital

A- A A+

Diálogo e educação física : como acontece essa relação nas aulas de educação física escolar na perspectiva de docentes e de estudantes

.

Diálogo e educação física : como acontece essa relação nas aulas de educação física escolar na perspectiva de docentes e de estudantes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diálogo e educação física : como acontece essa relação nas aulas de educação física escolar na perspectiva de docentes e de estudantes
Autor Moraes, Douglas Diniz
Orientador Silva, Lisandra Oliveira e
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Ensino médio
Resumo O presente trabalho tem por objetivo compreender como o diálogo vem acontecendo entre docentes e estudantes nas aulas de Educação Física na escola. Para tanto, procurei compreender como o diálogo tem contribuído para a construção de aulas mais democráticas na EF escolar. Do mesmo modo, procurei compreender como o diálogo se manifesta na relação pedagógica entre docentes e estudantes nas aulas de EF na escola. Nesse Trabalho, o problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Como o diálogo entre docentes e estudantes vem acontecendo nas aulas de EF na escola? Entendi, nessa Pesquisa, ser importante compreender tanto as perspectivas de docentes, quanto as de estudantes. Para isto, este Trabalho consiste de um estudo de caso realizado em uma escola privada da cidade de Porto Alegre/RS. Utilizei como procedimentos para obtenção de informação: entrevista semiestruturada com os docentes de EF de uma turma de Terceiro Ano do Ensino Médio, questionário com uma turma de estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio, observação participante das aulas de Educação Física dessa turma, registros em Diário de Campo e análise dos seguintes documentos: Plano de Ensino, Regimento Escolar, Marco Teórico-Referencial, Site oficial da escola e alguns álbuns de fotografias da escola. Como principais resultados da pesquisa, destaco que tanto para docentes, quanto para os estudantes, o diálogo se faz importante e fundamental nas aulas de Educação Física. A partir do diálogo, foi possível perceber uma forma de aproximar docentes e estudantes na relação pedagógica que existe nessas aulas. De acordo com os achados da pesquisa, os estudantes colaboradores compreendem que os diálogos ocorrem para transmitir o conteúdo da aula, para construir aulas mais democráticas, em que suas opiniões são ouvidas, bem como algumas evidências que contribuem para a autonomia dos estudantes. Entretanto, alguns estudantes compreendem os diálogos como práticas superficiais, vagas, espontâneas, simples e encurtadas, dentre outras práticas, em que, estes diálogos, quando acontecem, são compreendidos como formas de realização de algo solicitado pelos docentes. Para os docentes colaboradores, os diálogos ocorrem, na maioria das vezes, no início das aulas de Educação Física, como forma de explicar os exercícios ou como estratégia de intervenção às situações problemas. São diálogos sucintos, ou seja, expresso em poucas palavras, de modo que os docentes devem criar (sendo os responsáveis por) estes momentos dialógicos para que eles aconteçam. Apesar dos docentes terem percepções diferentes sobre os estudantes, os primeiros entendem que para haver o diálogo, deve ser criado uma relação de honestidade, confiança, respeito e atitudes humildes. Assim, a partir dessa relação, o diálogo será, nesse modo, democrático. Porém, segundo os docentes, em determinadas situações da prática pedagógica, o diálogo pode ser caracterizado como autoritário. Para finalizar, destaco que foi possível compreender que o diálogo se faz importante e necessário durante as aulas de EF. Em contrapartida, percebo que ele não vem sendo construído, em sua totalidade e, neste sentido, encontra-se superficial. Além disso, a influência que o diálogo tem na relação pedagógica entre docentes e estudantes, faz com que este seja cada vez mais importante para a construção de aulas mais democráticas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133083
Arquivos Descrição Formato
000984197.pdf (851.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.