Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoessler, Marta Maria Rateniekspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mariana Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:06:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133091pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tenta entender como os diferentes contextos culturais os quais crianças da Educação Infantil de diferentes escolas da cidade de Porto Alegre estão inseridas e como isso se manifesta em seus comportamentos nas aulas de EFI. O estudo tem como objetivo compreender como as diferentes culturas infantis se manifestam no comportamento de crianças do jardim e maternal das escolas (creche da UFGRS e escola de ensino infantil Erico Veríssimo). O estudo é uma pesquisa qualitativa, com caráter etnográfico onde os procedimentos metodológicos utilizados foram diários de campo, registros de observações com o interesse de entender os diferentes espaços que nós como futuros professores iremos percorrer durante nossa docência, e assim, após analisarmos o contexto e a cultura de determinado espaço, a partir deste diagnóstico podemos assim produzir um plano de trabalho adequado a demanda do educando. A fundamentação teórica foi embasada em diferentes autores que estudam o campo da sociologia infantil e as diversas manifestações culturais nesta faixa etária específica. Ao analisar os diários de campo e ainda poder vivenciar um pouco a realidade de cada escola pude perceber o quão rica são as culturas produzidas, entender o contexto de cada criança, e as influências que ele proporciona a elas me fez perceber a inserção da infância no meio social, como agentes ativos e não apenas passivos do mundo ao seu redor.pt_BR
dc.description.abstractThis paper attempts to understand how the different cultural contexts which children of early childhood education in different schools in the city of Porto Alegre are inserted and how it is manifested in their behavior in EFI classes. The study aims to understand how different children's culture manifests itself in the garden of child behavior and maternal schools (creche da UFGRS e escola de ensino infantil Erico Veríssimo). The study deals with a qualitative research, with ethnographic where the methodological procedures used were field diaries,observations records with the interest to understand the different spaces that we as future teachers will go through during our teaching, and so after analyzing the context and culture of a given space, from this diagnosis can thus produce an appropriate work plan to student demand. The theoretical framework was based on different authors who study the field of childhood sociology and various cultural events in this age group specific. To analyze the field diaries and still be able to experience some the reality of each school could see how rich are the crops produced, understand the context of each child, the influences that it provides to them made me realize the childhood insertion in the middle social, as active agents and not only passive in the world around them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducation child physicsen
dc.subjectCulture of childhooden
dc.subjectCultureen
dc.subjectSociology of childhooden
dc.titleCulturas infantis : manifestações nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984198pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples