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Educação física na educação infantil : uma prática necessária?

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Educação física na educação infantil : uma prática necessária?

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Título Educação física na educação infantil : uma prática necessária?
Autor Silva, Marcela Dutra Corrêa da
Orientador Cardoso, Lisiane Torres e
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Educação infantil
[en] Childhood education
[en] Generalist teacher
[en] Phisical education teacher
[en] Physical education
[en] School physical education
Resumo A Educação Física vem sendo discutida há bastante tempo, visto que ocorreram diversas alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Mesmo a Educação Física sendo considerada Componente Curricular obrigatório da Educação Básica, na lei não há indicações de quem deva ser o professor que deve ministrar essas aulas, se o unidocente ou o professor com formação em Educação Física. Diante disso, tenho como objetivo verificar a importância da Educação Física na Educação Infantil na visão de professores de Educação Física e professores unidocentes de uma escola da Rede Privada de ensino de Porto Alegre. Para tanto, desenvolvi o presente estudo através de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Participaram deste estudo seis professoras unidocentes e duas professoras de Educação Física que atuam em uma Instituição da Rede Privada de Ensino, escolhida através do critério de conveniência. Os dados coletados indicam a unanimidade das docentes em considerar a prática da Educação Física como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que este componente curricular, quando bem desenvolvido, propicia a integração dos aspectos motores, cognitivos e sociais da criança. Todas as entrevistadas consideram que a Educação Física na Educação Infantil deve ser ministrada por docentes Licenciados em Educação Física, pois entendem que para desenvolver essas aulas com competência, se faz necessária uma formação específica, que supere o ―brincar pelo brincar‖.
Abstract The Physical Education has been discussed for long time, since many changes occurred in the Law of Directives and Bases of National Education. Even Physical Education being considered mandatory curricular component, there is nothing in the law that indicates who is the teacher that should teach these classes, the generalist teacher or the teacher with Physical Education degree. At that, I have as objective to verify the importance of Physical Education in Childhood Education in the point of view of Physical Education teachers and generalist teachers from a private school of Porto Alegre. Therefore, I developed this study through a qualitative approach, with realization of semi-structured interviews. This study had the participation of six generalist teachers and two Physical Education teachers that work in an Institution of Private Network of Education, chosen by convenience criteria. The collected data indicates unanimity of teachers in considering the Physical Education practice as fundamental element to the childhood development since this curricular component, when well developed, provides integration of child's motor, cognitive and social aspects. All interviewees consider that Physical Education in Childhood Education should be teach by teachers graduated in Physical Education, because they understand that to develop these classes competently, a specific graduation is necessary, that overcomes the ―play by play-.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133098
Arquivos Descrição Formato
000984194.pdf (557.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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