Repositório Digital

A- A A+

O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas

.

O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
Autor Bulso, Rodrigo Vieira
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Crianças
Tênis (Esporte)
[en] Pedagogy of sport
[en] Tennis
[en] Tennis Education
Resumo O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura das concepções pedagógicas que norteiam o ensino do tênis na infância. Para tanto, o estudo foi organizado em dois capítulos. O capítulo I aborda os aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança, e a importância das adequações pedagógicas ao treinamento e à competição infantil. Outra questão abordada neste capítulo são as concepções pedagógicas relacionadas ao ensino dos esportes, ressaltando como são estruturados e sistematizados os processos de ensino-aprendizagem segundo diferentes autores da Pedagogia do Esporte. O capítulo II trata do ensino do tênis na infância, trazendo um panorama geral de como ocorre a iniciação esportiva na modalidade. Outra questão apresentada nesse capítulo são as duas principais abordagens que compõem o cenário do ensino do tênis para crianças: a Abordagem Clássica e as novas concepções no ensino do tênis. As adequações referentes ao ensino do tênis e às propostas competitivas na infância também são abordadas nesse capítulo. Como considerações finais, percebeu-se um processo de transformação no ensino do tênis para crianças. Durante décadas, a iniciação ao tênis caracterizou-se pela reprodução de modelos de treinamento adulto, baseado em concepções tecnicistas. Porém, nos últimos anos, foi possível observar um processo de inserção de novas tendências pedagógicas no ensino do tênis na infância, em acordo com as abordagens segundo os autores da Pedagogia do Esporte.
Abstract The purpose of this study is to conduct a literature review of pedagogical concepts that guide tennis education during childhood. The project was organized in to two chapters. The first Chapter involves aspects related to child development and the importance of adaptations for children in trainings and competitions. Another subject discussed in Chapter 1 are the pedagogical concepts related to sports education, emphasizing how they are structured and systematized in the teaching-learning processes according to different authors of Sports Pedagogy. The second chapter deals with tennis education during childhood. This Chapter gives an overview of how sport initiation occurs in tennis. Another issue that is brought up in Chapter 2 questions the two elements that compose the teaching of tennis to children: Classic Theory and new concepts in the teaching of tennis. Adjustments for tennis education and new proposals for childhood competitions are also covered in this Chapter. These adjustments and new proposals showed a transformation in the process of teaching tennis to children. For decades, the initiation of tennis was characterized by the reproduction models of adult training, based on concept technicalities. In accordance with the approaches of the authors from Sports Pedagogy, the process of inclusion of new pedagogical trends in children’s tennis education were observed during the last few years.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133102
Arquivos Descrição Formato
000983900.pdf (669.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.