Repositório Digital

A- A A+

O efeito protetor da glutamina na colite experimental induzida por ácido acético

.

O efeito protetor da glutamina na colite experimental induzida por ácido acético

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O efeito protetor da glutamina na colite experimental induzida por ácido acético
Autor Fillmann, Henrique Sarubbi
Orientador Marroni, Norma Anair Possa
Co-orientador Llesuy, Susana Francisca
Data 2007
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia.
Assunto Colite
Glutamina
Ratos
Resumo Foram investigados os efeitos da glutamina sobre marcadores de estresse oxidativo, ativação do fator de transcrição nuclear Kappa Beta e mediadores próinflamatórios em um modelo de colite experimental induzida por ácido acético em ratos Wistar. A glutamina (25 mg / Kg), foi administrada via retal 48 e 24 horas antes da instilação de ácido acético. A Glutamina reduziu significativamente os escores de dano histológico e preveniu parcialmente a diminuição das pressões anais esfincterianas nos animais que receberam ácido acético. Os valores da lipoperoxidação medidos por TBARS e quimiluminescência foram significativamente inferiores no grupo que recebeu glutamina profilática em comparação ao grupo colite. A instilação de ácido acético induziu a um aumento significativo na expressão do NF-KB no núcleo, o que resultou em alterações nas concentrações citosólicas do IKK e da forma não fosforilada do inibidor IKB. A expressão da enzima óxido nítrico sintase (iNOS) e da cicloxigenase-2 (COX-2) estão significativamente aumentados. Todos estes efeitos foram parcialmente prevenidos pela administração de glutamina. Concluiu - se que a atividade antinflamatória da glutamina no modelo de colite induzida por ácido acético em ratos deve-se, pelo menos em parte, pela inibição da expressão de certos mediadores pró - inflamatórios que são regulados pela rota de transcrição do NF-KB.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/13316
Arquivos Descrição Formato
000643616.pdf (1.260Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.