Repositório Digital

A- A A+

A extensão na educação física da UFRGS : a serviço de que(m)

.

A extensão na educação física da UFRGS : a serviço de que(m)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A extensão na educação física da UFRGS : a serviço de que(m)
Autor Costa, Araton Cardoso
Orientador Damico, José Geraldo Soares
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física
Extensão universitária
Resumo A extensão universitária é tida como parte fundamental e articuladora junto ao ensino e a pesquisa, formando o chamado tripé característico das instituições públicas de ensino superior. A partir da minha experiência enquanto extensionista e da observação da realidade do curso deEducação Física da UFRGS, problematizo o modo como se organizam e são disponibilizadas as muitas atividades de extensão deste curso.Este estudo, de caráter qualitativo-quantitativo, classifica e cataloga as atividades de extensão a partir de dados recolhidos junto a COMEX-EsEFID e PROREXT. Relaciono esse panorama com a revisão de literatura, a luz de um apanhado histórico-conceitual da extensão e dos compromissos da universidade pública brasileira. Tomo como referencial, além do conceito de experiência de Jorge Larrosa, os de extensão de Edinaide Jezine, Paulo Freire, José de Melo Neto e Pedro Cruz, propondo uma reflexão crítica da prática extensionista. Deparo-me com uma considerável parcela de atividades destinadas à comunidade, entretanto realizadas dentro da instituição, não entrando em contato com a realidade local. Impondo, desta forma, uma política de arrecadação, na qual cobra pela participação nas atividades, construindo uma lógica de prestação –assistencialista- e venda –mercantilista- de serviços. Saliento a necessidade de romper os muros da universidade, aproximando as comunidades, com base no diálogo, respeitando e valorizando os saberes populares; para que seconstrua, assim, uma instituição calcadanos interesses da população que não tem acesso aos saberes e conhecimentos produzidos no âmbito da universidade e caminhando rumo a uma efetiva transformação social.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133498
Arquivos Descrição Formato
000983765.pdf (1.378Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.