Repositório Digital

A- A A+

Níveis de atividade física em escolares do 1º ao 5º ano da escola estadual de ensino médio Guimarães Rosa

.

Níveis de atividade física em escolares do 1º ao 5º ano da escola estadual de ensino médio Guimarães Rosa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Níveis de atividade física em escolares do 1º ao 5º ano da escola estadual de ensino médio Guimarães Rosa
Autor Giacomelli, Renan
Orientador Palma, Miriam Stock
Co-orientador Fonseca, Denise Grosso da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Atividade física
Crianças
Educação física escolar
[en] Children
[en] Physical activity
[en] Physical education
[en] Profile physical activity
[en] School
Resumo A prática de atividades físicas deveria fazer parte da rotina diária das crianças desde os primeiros anos de vida, visto os inúmeros benefícios gerados. Porém, a literatura tem apontado que atualmente crianças e jovens têm reduzido drasticamente seu nível de atividade física desde muito cedo, acarretando uma taxa crescente de sedentarismo infantil. Esta pesquisa, caracterizada como descritiva do tipo exploratório com abordagem comparativa teve como objetivo identificar e comparar os perfis de atividade física diária de escolares de primeiro ao quinto ano da Rede Estadual da Cidade de Cachoeirinha. A amostra foi composta por 150 crianças, provenientes da Escola Estadual de Ensino Médio Guimarães Rosa. O instrumento foi utilizado um questionário. Ele foi elaborado com base nos questionários Engajamento em atividades infantis, de Serrano e Neto (1997) e Inquérito para determinar o Estilo de Vida e a Atividade Habitual (EVIA), de Sobral (1992). Com os resultados, constatamos que há semelhanças entre os perfis das crianças tanto em relação ao gênero quanto a questão dos anos escolares, não havendo grandes diferenças.
Abstract The physical activity should be part of the daily routine of children from the earliest years of life, seen the many benefits generated. However, the literature has pointed out that currently children and young people have drastically reduced their level of physical activity from an early age, leading to an increasing rate of childhood inactivity. This research, characterized as descriptive exploratory with comparative approach aimed to identify and compare the daily physical activity profiles of students from first to fifth year of the State Network of the City of Cachoeirinha. The sample consisted of 150 children, from the State School of High School Guimarães Rosa. The instrument used for data collection was the questionnaire, based on two (SERRANO; NETO, 1997, adapted by Berleze 2002; Sobral, 1992). With the results, we find that there are similarities between the profiles of children both in relation to gender as the issue of school years, with no major differences.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133504
Arquivos Descrição Formato
000984112.pdf (271.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.