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dc.contributor.advisorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.contributor.authorBender, Natáliapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-09T02:06:19Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133512pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos docentes de Educação Física e outros membros da equipe pedagógica sobre as relações de gênero nas aulas de Educação Física de uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, onde as aulas ainda são realizadas em turmas separadas por sexo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Em um primeiro momento foram elaborados os roteiros para cada entrevista e posteriormente a realização utilizando um gravador digital. Foram realizadas quatro entrevistas que posteriormente foram transcritas, sendo duas de docentes e duas da equipe pedagógica. Após o processo das entrevistas, as mesmas foram lidas com o intuito de identificar categorias de análise que foram contrastados com outras fontes de pesquisa. Por mais que se estude gênero há muito tempo, esta temática está presente no cotidiano escolar, porém necessita ser problematizada. A separação por sexo durante as aulas de Educação Física se justifica pela falta de motivação e interesse pelas aulas por parte das meninas. Isso indica que as meninas devem ser incentivadas as práticas esportivas para que se possa então pensar em aulas mistas que ofereçam oportunidades de equidade para todos (as).pt_BR
dc.description.abstractThis work had the objective to analyze the perception of teachers and others pedagogic staff members about the relations of genre in the Physical Education classes of a state school from Porto Alegre, where the lessons are still realized in separate groups by gender. The methodology used to achieve the objectives of this research was descriptive, with qualitative approach, using semi-structured interviews as data collect tool. At first moment, the scripts were made for each interview, and later the realization using a digital recorder. Were made four interviews that later were transcribed, two from teachers and two from pedagogic staff. After the interviews process, they were read to identify categories of analysis that were contrasted with other sources of research. Even though genre is long time studied, this thematic is present on the school routine, but needs to be problematized. Gender separation during Physical Education classes happens due to lack of motivation and interest of girls for the lessons. This indicates that girls should be encouraged to sports practice so that we can then think of mixed classes that offer equitable opportunities for all.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenreen
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titleRelações de gênero nas aulas de educação física em uma escola pública de Porto Alegre-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAndres, Suelen de Souzapt_BR
dc.identifier.nrb000983747pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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