Repositório Digital

A- A A+

Saberes docentes do professor de educação física

.

Saberes docentes do professor de educação física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Saberes docentes do professor de educação física
Autor Oliveira, Bruna Almada de
Orientador Fonseca, Denise Grosso da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física
Futebol
Professor : Formação
[en] Physical education teacher
[en] Soccer school
[en] Teaching knowledges
Resumo O presente estudo tem por objetivo compreender os saberes docentes que constituem a prática pedagógica do professor de Educação Física na Escolinha de um clube de futebol. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a atuação do profissional de Educação Física, que convive com duas realidades na Escolinha de futebol, duas maneiras de “atuar” distintas: uma identificada com princípios inclusivos e formativos e outra pautada por valores focados na competição, na seleção dos melhores e, consequentemente, na exclusão. O referencial teórico compreende as concepções sobre os saberes docentes, saberes docentes do professor de Educação Física e a estruturação da Escolinha de futebol. A discussão foi organizada em duas categorias de análise: (1) Os saberes necessários, onde se destacou os saberes que atuam em cada área de ação na Escolinha e; (2) A construção dos saberes, destacando a busca pelo embasamento teórico na compreensão das ações práticas. A identificação de saberes comuns nas duas Áreas da Escolinha, Iniciação e Formação, evidencia que essa pluralidade transversaliza, não só as etapas organizacionais como a trajetória dos docentes, reforçando a posição sobre a importância da formação única que volta a ser discutida no CNE.
Abstract This study aims to understand the teaching knowledge that take part of the Physical Education teacher practice of an soccer school. This is a qualitative study and information gathering was carried out through observation, semi-structured type of interviews and field diaries. The facts that motivated the realization of this study are related to the performance of the Physical Education professional, which lives two realities in the soccer field: one is identified by inclusive and formative principles and the other is guided by focused values in competition, in the selection of the best players and thus, on exclusion. The theoretical framework comprises the conceptions about the teaching knowledge, the teaching knowledge of the Physical Education teacher and the structure of the soccer school. The discussion was organized in two categories of analysis: (1) The necessary knowledge, in which we highlight the knowledge that operate in each field of action and the club; (2) The construction of the knowledge, highlighting the search for the theoretical background in the understanding of practical actions. The identification of common knowledge in both areas of the Infant Soccer Club, Initiation and Training, shows that this plurality cuts across not only the organizational steps as the trajectory of teachers, strengthening the position on the importance of training that only around being discussed in the CNE.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133519
Arquivos Descrição Formato
000984030.pdf (671.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.