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A implantação dos currículos de educação física da UFRGS em 2012 : uma visão dos estudantes em transição curricular

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A implantação dos currículos de educação física da UFRGS em 2012 : uma visão dos estudantes em transição curricular

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Título A implantação dos currículos de educação física da UFRGS em 2012 : uma visão dos estudantes em transição curricular
Autor Limana, Priscila Furtado
Orientador Fraga, Alex Branco
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Docência
Educação física : Formação profissional
Reestruturação curricular
[en] Curricular reorganisation
[en] Curriculum
[en] Formation of educators
[en] Undergraduate course structure
Resumo Em 2012, os cursos de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passaram por uma reestruturação curricular. Foi um período de dúvidas e reflexões em torno das mudanças que estavam ocorrendo, principalmente para os estudantes que ingressaram no currículo “antigo”. Assim, este estudo visou verificar os relatos destes estudantes que vivenciaram o processo de transição curricular, que doravante serão chamados simplesmente de “alunos em transição”, dos cursos de Educação Física da UFRGS, utilizando o documento de avaliação da implantação do novo currículo produzido pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) em 2012. Através da análise dos dados do relatório do NAU, buscou-se identificar como os estudantes do currículo “antigo” perceberam a mudança de currículo em 2012 e quais eram os aspectos negativos e os aspectos positivos do novo currículo nos cursos de Educação Física da UFRGS. O trabalho caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa que se valeu da análise de documentos, neste caso, dos relatórios realizados pelo NAU: Avaliação da Implantação do Novo Currículo dos Cursos de Educação Física (dezembro 2012) e Avaliação dos Cursos de Dança, Fisioterapia e Educação Física (abril 2012). Os relatos dos estudantes em transição curricular mostraram que implantação do “novo” currículo foi percebida de modo mais negativo que positivo, principalmente pelos fatos que acarretaram em adiamento da conclusão de curso deste grupo de estudantes do currículo “antigo”.
Abstract In 2012, the Rio Grande do Sul Federal University’s Physical Education degree went through a curricular reorganisation. It was a period of doubts and reflections around the current changes, especially to the students admitted under the “old” course structure. Therefore, this study verifies the students’ reports regarding this transitory curricular process, who henceforth will be simply called “transient students”, from UFRGS’s Physical Education degree using the implementation assessment document produced by the Unity Assessment Centre (NAU, in Portuguese) in 2012. Through data analysis of NAU’s report, it was observed how the old course structure students faced the curricular change in 2012, its negative and positive aspects of the UFRGS’S Physical Education degree new course structure. This is a qualitative investigation based on the analysis of documents, in this case, NAU’s report: Analysis of the New Course Structure Implementation on the Physical Education degree (December, 2012) and Analysis of the Dance, Physiotherapy and Physical Education Course Structure. (April, 2012).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133521
Arquivos Descrição Formato
000984042.pdf (654.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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