Repositório Digital

A- A A+

Diálogo entre professores da rede pública de ensino de Porto Alegre : o planejamento nas aulas de educação física escolar

.

Diálogo entre professores da rede pública de ensino de Porto Alegre : o planejamento nas aulas de educação física escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diálogo entre professores da rede pública de ensino de Porto Alegre : o planejamento nas aulas de educação física escolar
Autor Silveira, Diulian de
Orientador Bossle, Fabiano
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Resumo A ação de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Algumas pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou até das pessoas que as rodeiam. Não é apenas na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge várias esferas sociais. No ambiente educacional não poderia ser diferente, o planejamento é a base sólida do sucesso das ações tanto intra como extra sala de aula. O docente que, em linhas gerais, deseja realizar uma boa atuação no ambiente escolar sabe que deve participar, elaborar e organizar os planos para atender o nível de seus alunos bem como o objetivo almejado. O planejamento deve ser pensado para saber onde se deseja chegar, o que se quer ensinar e o que o aluno deverá aprender. No entanto, apesar do planejamento escolar ser de grande importância, há professores que são negligentes na sua prática educativa, utilizando de improvisações e chegam ao ponto de, no caso da Educação Física, proporcionar um tempo livre de aulas, uma espécie de momento de lazer no lugar da realização de suas atividades em sala de aula. A partir disso, o objetivo deste trabalho é investigar a cerca do planejamento escolar, tendo como foco específico a disciplina de Educação Física, procurando identificar e analisar como o professor de educação física e a coordenadora pedagógica da escola entendem e organizam o planejamento escolar. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa e descritiva dos depoimentos dos entrevistados. O material para esta análise foi coletado através de entrevistas gravadas. Para guiar a entrevista foi utilizado um roteiro com questões abertas que, por sua vez, possibilitam aos entrevistados, entendendo o tema e as informações que interessam ao pesquisador, responder livremente, podendo assim surgir em suas respostas informações relevantes à pesquisa que provavelmente não estariam presentes em um questionário fechado. Esse estudo me fez perceber que a função escolar e da disciplina de EFI passa muito pelo professor e suas crenças, seus pensamentos e que esses são influenciados pela sua formação e da maneira como ele encara a educação física como uma parte da cultura patrimonial da humanidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133522
Arquivos Descrição Formato
000984123.pdf (443.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.