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Análise da aplicação e padronização dos princípios pedagógicos do projeto Bagre Lucena nas aulas de judô em 2015

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Análise da aplicação e padronização dos princípios pedagógicos do projeto Bagre Lucena nas aulas de judô em 2015

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Título Análise da aplicação e padronização dos princípios pedagógicos do projeto Bagre Lucena nas aulas de judô em 2015
Autor Heck, Paulo Ricardo de Castro
Orientador Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Esporte
Judô
[en] Judo
[en] Pedagogical principles
[en] Project Bugre Lucena
[en] Project qualification
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo verificar se a pesquisa: “Princípios Pedagógicos do Projeto Bugre Lucena de Judô”, realizada em 2014, ajudou os bolsistas do projeto a entenderem e aplicarem estes princípios dentro das aulas e treinamentos em 2015, além de alcançarem uma maior padronização. Foram encontrados no projeto os Princípios do Respeito, Inclusão, Cooperação e Respeito, princípios estes encontrados nas Filosofias do Professor-Criador Jigoro Kano, intrínsecos no Seyrioku Zenio (Máximo de eficiência com o mínimo de energia gasta), Judô (Caminho Suave) e Jita kyoei (Tu e eu cresceremos juntos e Prosperidade e benefícios mútuos). O projeto Bugre Lucena é um projeto que busca a inclusão social através de um esporte de combate. Após identificar e entender quais são e como se aplicam os princípios pedagógicos do projeto, foram feitas novas observações das aulas e entrevistas semiestruturadas com professores e bolsistas atuais, de forma intencional e sistemática, na qual se constatou a relevância da identificação dos princípios, pois, hoje, o projeto trabalha de uma maneira padrão, independente da troca de bolsistas, porque estes princípios não estão apenas intrínsecos na filosofia do projeto. Então, conclui-se que bolsistas e professores do Projeto Bugre Lucena se aprimoraram dos princípios pedagógicos, qualificando as aulas e treinamentos.
Abstract This of course work Conclusion aims to verify whether the search: "Pedagogical Principles Bugre Lucena Judo Project" held in 2014, helped project grantees to understand and apply these principles within the classes and training in 2015, beyond to achieve greater standardization. Were found in the project the Respect Principles, inclusion, cooperation and respect, principles found in the philosophies of Professor Creator Jigoro Kano, intrinsic in Seyrioku Zenio (Maximum efficiency with minimal energy expenditure), Judo (Gentle Way) and Jita kyoei (You and I grow together and prosperity and mutual benefits). The project Bugre Lucena is a project that seeks social inclusion through a combat sport. After identify and understand what they are and how they apply the pedagogical principles of the project were made new observations of lessons and semistructured interviews with teachers and current fellows, intentional and systematic way in which it was found the importance of the identification of principles, therefore, Today, the project works in a standard way, regardless of the exchange of scholars, because these principles are not just inherent in the project philosophy. So it appears that scholars and teachers Bugre Lucena Project had improved the pedagogical principles, qualifying classes and training.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133523
Arquivos Descrição Formato
000983753.pdf (225.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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