Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Naira Gislaine Cooper | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T02:04:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133592 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. A pesquisa se insere nos campos da Leitura e da Literatura. O principal objetivo deste trabalho é analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Porto Alegre para a formação do leitor literário. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Teresa Colomer sobre a formação do leitor literário, os de Delia Lerner sobre o ensino de leitura nas escolas e os de Kenneth Goodman acerca do processo de construção da leitura. A partir dos dados gerados, foram elencadas as principais estratégias observadas visando a formação do leitor literário. Essas estratégias foram agrupadas em seis eixos, considerando as semelhanças entre as propostas desenvolvidas pelas professoras: estratégias prévias à leitura, de contação, de reconto oral, de jogos e brincadeiras com a linguagem, de leitura pedagógica e de leitura deleite. Como resultados direcionados à formação do leitor, destaca-se a articulação entre tais estratégias didáticas nas atividades propostas pelas professoras, o caráter socializador da literatura, a importância de um acervo literário, na escola, variado e de qualidade, associado a um ambiente de leitura acolhedor. Foi evidenciado, ainda, que as estratégias utilizadas podem contribuir para a formação do leitor literário e, paralelamente, ao desenvolvimento dos processos de leitura requisitados na alfabetização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.title | Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985109 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)