Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Naira Gislaine Cooperpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:04:40Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133592pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. A pesquisa se insere nos campos da Leitura e da Literatura. O principal objetivo deste trabalho é analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Porto Alegre para a formação do leitor literário. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Teresa Colomer sobre a formação do leitor literário, os de Delia Lerner sobre o ensino de leitura nas escolas e os de Kenneth Goodman acerca do processo de construção da leitura. A partir dos dados gerados, foram elencadas as principais estratégias observadas visando a formação do leitor literário. Essas estratégias foram agrupadas em seis eixos, considerando as semelhanças entre as propostas desenvolvidas pelas professoras: estratégias prévias à leitura, de contação, de reconto oral, de jogos e brincadeiras com a linguagem, de leitura pedagógica e de leitura deleite. Como resultados direcionados à formação do leitor, destaca-se a articulação entre tais estratégias didáticas nas atividades propostas pelas professoras, o caráter socializador da literatura, a importância de um acervo literário, na escola, variado e de qualidade, associado a um ambiente de leitura acolhedor. Foi evidenciado, ainda, que as estratégias utilizadas podem contribuir para a formação do leitor literário e, paralelamente, ao desenvolvimento dos processos de leitura requisitados na alfabetização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.titleEstratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985109pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples